A MEMÓRIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL NO IFPB E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ARQUIVOLOGIA

Autores

  • Irany Rodrigues Barbosa IFRN
  • Sandra Maria Campos Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2024v12n2.67413

Palavras-chave:

Educação não formal, Grêmio Técnico Estudantil., Educação Profissional e Tecnológica., Memória.

Resumo

Esta pesquisa foi realizada na linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica” do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Mossoró. Este artigo é fruto da pesquisa realizada no Núcleo de Documentação e Pesquisa da Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e debruça em um resgate histórico da primeira década desta instituição no tocante a memória do movimento estudantil secundarista por meio do Grêmio Técnico Estudantil (GRETEC) e seu enlear com a educação não formal nos espaços formais de educação. O estudo é de natureza qualitativa com método da pesquisa documental realizado análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011). Para entender a problemática quanto às contribuições do GRETEC na memória institucional do IFPB Campus João Pessoa, trazemos os debates voltados a educação não formal de Gomes e Vitorino (2017) e Gohn (2020) e o contributo de Michel Pollak (1992) e Ciavatta (2005) quanto a memórias silenciadas e esquecidas de grupos socias, além de possíveis contribuições para a Arquivologia, Belloto (2014) e Schmidt (2024). Nas conclusões abordamos as contribuições do movimento estudantil para a memória institucional a partir de suas lutas e como a pesquisa documental do GRETEC pode contribuir para arquivologia no tocante a incorporação desta na gestão documental e nos instrumentos de gestão.

 

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Biografia do Autor

Irany Rodrigues Barbosa, IFRN

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2023).Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Especialista em Gestão de Políticas de Patrimônio Cultural UNINASSAU (2017). Especialista em Gestão de Documentos e Informações pela UNYLEYA (2018). Foi membro do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC/MinC (2015-2017). Foi Técnica em Arquivo e Gerente da Divisão de Arquivo e Protocolo -DIARP (2020-2021) na Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, período em que atuou como Suplente na Comissão SubSIGA/MEC; Membro da comissão de revisão dos Atos Normativos (UNILAB); Membro do GT de elaboração da política arquivística (UNILAB); Vice Presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental (UNILAB); Membro do Comitê Gestor do Sistema Eletrônico de Informações (CGSEI/UNILAB) e Membro da comissão de Dados Abertos (PDA/UNILAB). Atualmente ocupa o cargo permanente de Técnica em Arquivo na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É representante da região nordeste no Comitê CNIFES da Rede de Arquivistas das IFES (2023-2025).

Sandra Maria Campos Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESAM atual UFERSA/RN, Mestrado em Fitotecnia/Agroecologia pela UFRRJ/RJ, Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e Pos Doc pela Universidade de Adelaide, Austrália. Atualmente é servidora pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), membro fundador da ABEPETS (associação brasileira de ensino, pesquisa e extensão em Tecnologia social) e filiada e Rede IF EcoSol - Rede de Economia Solidária da Rede Federal de EPCT e IFSOL (Incubadora de Economia Solidária do IFRN). Tem atuação nos cursos de Pós graduação em Educação Profissional (PROFept) e Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Atua nas áreas de Educação Profissional, Educação do Campo, politicas publicas, Relações étnico raciais, Tecnologia social, Agroecologia e Economia Solidária.

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Publicado

24-12-2024

Como Citar

RODRIGUES BARBOSA, I.; CAMPOS ALVES, S. M. . A MEMÓRIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL NO IFPB E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ARQUIVOLOGIA. Archeion Online, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 60–76, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2024v12n2.67413. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/archeion/article/view/67413. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa