A MEMÓRIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL NO IFPB E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ARQUIVOLOGIA

Authors

  • Irany Rodrigues Barbosa IFRN
  • Sandra Maria Campos Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2024v12n2.67413

Keywords:

Educação não formal, Grêmio Técnico Estudantil., Educação Profissional e Tecnológica., Memória.

Abstract

This research is in progress, inserted in the research line “Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education” of the Professional Master’s Course in Professional and Technological Education (ProfEPT) offered at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Mossoró. This article is the result of part of the research carried out at the Nucleus of Documentation and Research of Professional Education of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) and on a historical rescue of the first decade of this institution regarding the memory of the movement high school students through Grêmio Técnico Estudantil (GRETEC) and its link with non-formal education in formal education spaces. The study is of a qualitative nature with a documentary research method carried out through content analysis by Laurence Bardin (2011). To answer the question regarding the contributions of GRETEC in the institutional memory of the IFPB Campus João Pessoa, we bring the debates focused on non-formal education by Gomes and Vitorino (2017) and Gohn (2020) and the contribution of Michel Pollak (1992) and Ciavatta (2005) as the silenced and forgotten memory of social groups.

 

 

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Author Biographies

Irany Rodrigues Barbosa, IFRN

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2023).Graduada em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Especialista em Gestão de Políticas de Patrimônio Cultural UNINASSAU (2017). Especialista em Gestão de Documentos e Informações pela UNYLEYA (2018). Foi membro do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC/MinC (2015-2017). Foi Técnica em Arquivo e Gerente da Divisão de Arquivo e Protocolo -DIARP (2020-2021) na Universidade da Integração internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, período em que atuou como Suplente na Comissão SubSIGA/MEC; Membro da comissão de revisão dos Atos Normativos (UNILAB); Membro do GT de elaboração da política arquivística (UNILAB); Vice Presidente da Comissão Permanente de Avaliação Documental (UNILAB); Membro do Comitê Gestor do Sistema Eletrônico de Informações (CGSEI/UNILAB) e Membro da comissão de Dados Abertos (PDA/UNILAB). Atualmente ocupa o cargo permanente de Técnica em Arquivo na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É representante da região nordeste no Comitê CNIFES da Rede de Arquivistas das IFES (2023-2025).

Sandra Maria Campos Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESAM atual UFERSA/RN, Mestrado em Fitotecnia/Agroecologia pela UFRRJ/RJ, Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e Pos Doc pela Universidade de Adelaide, Austrália. Atualmente é servidora pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), membro fundador da ABEPETS (associação brasileira de ensino, pesquisa e extensão em Tecnologia social) e filiada e Rede IF EcoSol - Rede de Economia Solidária da Rede Federal de EPCT e IFSOL (Incubadora de Economia Solidária do IFRN). Tem atuação nos cursos de Pós graduação em Educação Profissional (PROFept) e Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Atua nas áreas de Educação Profissional, Educação do Campo, politicas publicas, Relações étnico raciais, Tecnologia social, Agroecologia e Economia Solidária.

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Published

2024-12-24

How to Cite

RODRIGUES BARBOSA, I.; CAMPOS ALVES, S. M. . A MEMÓRIA DO GRÊMIO ESTUDANTIL NO IFPB E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA ARQUIVOLOGIA. Archeion Online, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 60–76, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2024v12n2.67413. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/archeion/article/view/67413. Acesso em: 27 dec. 2024.

Issue

Section

Relatos de Pesquisa