ARQUIVOLOGIA E COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
uma análise sob os preceitos da Teoria Crítica da Informação e da Competência Crítica em Informação
Palavras-chave:
Arquivologia, Competência em Informação, Teoria Crítica em Informação, Competência Crítica em InformaçãoResumo
A pesquisa apresenta a interlocução entre a Competência em Informação e a Arquivologia a partir de três eixos: 1) Competência em informação e aprendizagem no contexto arquivístico; 2) Competência em informação e o fazer arquivístico; e 3) Fenômenos Informacionais na Arquivologia. O Estudo se configura como a segunda fase de uma pesquisa e tem como objetivo investigar as possíveis relações da díade Arquivologia – Competência em informação com os preceitos da Teoria Crítica da informação e da Competência Crítica da Informação. Metodologicamente, a pesquisa adota a Revisão Bibliográfica Sistemática para coleta de dados. Os resultados foram analisados por meio da Análise comparativa e apresentados em um mapa conceitual. Os resultados obtidos evidenciaram a relação entre os aspectos teóricos investigados, sublinhando a Competência Crítica em Informação como ferramenta de transformação social, que auxilia nos processos de produção, uso, destinação e acesso à informação, de forma eficaz, ética e responsável incluindo todos os atores sociais envolvidos nesse processo. Os temas abordados nesta pesquisa ainda são pouco explorados na comunidade arquivística, tornando-se essencial a continuidade deste estudo, bem como o desenvolvimento de outras pesquisas acerca dos temas, com o intuito de ampliar a discussão e a aplicação desses conceitos no campo arquivístico, visando novas e significativas contribuições para a área.
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