A inserção da disciplina de tipologia documental como uma necessidade para os cursos de arquivologia do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2017v5n4.36244Palabras clave:
Diplomática. Ensino de Arquivologia no Brasil. Tipologia Documental. Glossário de Espécies e Tipos Documentais.Resumen
Apresenta uma análise da compreensão de estudantes acerca de Tipologia Documental a partir da sua abordagem no ensino de Arquivologia. Fundamentada em especialistas em Tipologia Documental, a pesquisa exploratória se deu através de três processos: da aplicação de um questionário a estudantes; da análise das ementas da disciplina de Diplomática dos cursos de Arquivologia nas Universidades Estadual e Federal da Paraíba para a identificação da abordagem de Tipologia Documental no ensino; e da análise das matrizes curriculares dos 17 cursos de graduação em Arquivologia do país para a constatação da existência das disciplinas de Diplomática e de Tipologia Documental. Os dados apontam para um déficit do ensino de Tipologia Documental na maioria das universidades, o que sugere certa deficiência na compreensão dos estudantes acerca dessa temática. Indicou-se, portanto, a viabilidade da criação de uma disciplina obrigatória que aborde exclusivamente o ensino dessa temática logo no primeiro ano do curso e fomentou-se a criação de glossários de espécies e tipos documentais para os diferentes contextos de tratamento documental existentes, para servirem aos estudantes, professores, arquivistas, pesquisadores e usuários.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Vitor Hugo Teixeira; SALES, Igor Vinícius Pinto de; SALES, Esmeralda Porfírio de. Tipos Documentais: análise da compreensão dos estudantes de Arquivologia a partir do ensino. In:SEMINÁRIO DE SABERES ARQUIVÍSTICOS, 8., 2017, João Pessoa. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/viii/sesa/schedConf/presentations>. Acesso em: 15 set. 2017.
BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas: Paulo Bezerra; notas da edição russa: Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e tipológica de documento de arquivo. SP: APESP/Imprensa Oficial, 2002.
______________. Diplomática e tipologia documental em arquivos. Briquet de Lemos, 2008.
BERNARDES, Ieda Pimenta; DELATORRE, Hilda. Gestão documental aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008.
CAMARGO, Ana Maria de Almeida; BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros, 1996.
CONSELHO Nacional de Arquivos. Cursos de Arquivologia no Brasil. Disponível em: <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/links/389-cursos- de-arquivologia-no-brasil.html>. Acesso em: 01 de maio 2017.
GLOSSÁRIO de espécies/formatos e tipos documentais da Universidade de São Paulo. Sistema de Arquivos da Universidade de São Paulo (SAUSP). 1997.
GLOSSÁRIO de espécies/formatos e tipos documentais produzidos pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Disponível em:
<https://www.mprs.mp.br/temporalidade/glossario>. Acesso em: 07 de maio 2017.
HEREDIA HERRERA, Antônia. Diplomática y Archivística. In: Archivistica general: teoria y practa. Servilla, Diputavión Provincial, 1985.
LOPES, Luís Carlos. A Nova Arquivística na Modernização Administrativa. 2 ed. Brasília: Projecto Editorial, 2009.
RODRIGUES, Ana Célia. Tipologia documental como parâmetro para gestão de documentos de arquivo: um manual para o município de Campo Belo (MG). Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2002.
SILVA, Maria Celina Soares de Mello e (org.). Glossário de espécies e tipos documentais em arquivos de laboratório. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, Arquivo de História e Ciência, 2014.
SOUZA, Katia Isabelli Melo de. Arquivista, visibilidade profissional: formação, associativismo e mercado de trabalho. Brasília: Starprint, 2011
SOUZA, Renato Tarciso Babosa. Arquivística Temas Contemporâneos: classificação, preservação digital, gestão do conhecimento. 2 ed. Distrito Federal: SENAC, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).