Mapeamento da produção acadêmica do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2012-2021)
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nEspecial.68115Mots-clés :
Curso de Arquivologia, Mapeamento, Produção acadêmicaRésumé
Este trabalho é o resultado do projeto de pesquisa intitulado 'Mapeamento da Produção Acadêmica sobre a Universidade Federal do Rio Grande – FURG no Curso de Arquivologia'. O projeto teve como objetivo mapear as produções acadêmicas do curso de Arquivologia relacionadas diretamente com a Universidade no período de 2012 a 2021. A metodologia empregada é de natureza descritiva, com abordagens qualitativas e quantitativas, e baseia-se em levantamento documental. O mapeamento foi realizado nos Trabalhos de Conclusão de Curso e nos Relatórios de Estágios Supervisionados; segmentos nos quais muitos alunos desenvolveram atividades e realizaram levantamentos dos conjuntos documentais produzidos ou custodiados pela Universidade. Este projeto integrou o Programa Memória Arquivística da FURG e está vinculado ao Grupo de Pesquisa Arquivologia e Memória: documentos e identidade. Os resultados desta pesquisa contribuirão para a preservação da memória institucional e para a identificação dos conjuntos documentais da Universidade já mapeados por meio dos trabalhos acadêmicos do curso de Arquivologia.
Téléchargements
Références
ARQUIVOLOGIA. Curso. Disponível em: https://arquivologia.furg.br/curso. Acesso em: 30 ago. 2023.
KOCHANN, A. A produção acadêmica e a construção do conhecimento científico: concepções, sentidos e construções. Goiânia: Kelps, 2021.92 p. Disponível em: https://kelps.com.br/wp-content/uploads/2021/05/A_producao_academica_para_PDF.pdf
MEIRELLES, A. P.; MEDEIROS, R. P . Um estudo da produção dos relatórios de estágio supervisionado do curso de arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2012-2020). Archeion Online, [S. l.], v. 11, n. N.1, p. 56–77, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nN.1.65925.
NASSAR, P. (org.). Memória de empresa: história e comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações. São Paulo: Aberje, 2004.
NASSAR, P. Relações públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória das organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008.
PONTE, C. M.; GURGEL, M. H. C.; LOPES, L. da S. G. L. Manual prático para a produção acadêmica [recurso eletrônico]. Ed. Unichristus, 2021. 170 p. Disponível em: https://unichristus.edu.br/wp-content/uploads/2021/02/Manual-pr%C3%A1tico-de-produ%C3%A7%C3%A3o-acad%C3%AAmica-e-book.pdf. Acesso em: 15 de jun. 2022
SILVA, E.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3ª ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distancia da UFSC, 2001.
WORCMAN, K. A história na empresa: identidades e oportunidades. Biblioteca Digital Museu da Pessoa. São Paulo, 2009. Disponível em: https://acervo.museudapessoa.org. Acesso em: 20 de jun. 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).