Arquivologia e sustentabilidade nas escolas
uma revisão da literatura
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2023v11nEspecial.68137Mots-clés :
Arquivologia, Sustentabilidade, Escolas, Educação Ambiental, Meio AmbienteRésumé
O arquivista é um profissional multidisciplinar. Seu trabalho perpassa pelo planejamento de políticas e programas de gestão de documentos, organização, acompanhamento, assessoramento, direção de instituições arquivísticas e serviços de arquivo. Conhecer o atual cenário da arquivologia e sustentabilidade nas escolas em pesquisas brasileiras e internacionais se traduz em um processo importante. Dessa forma, objetivou-se realizar uma síntese da literatura nacional e internacional sobre as temáticas: arquivologia e sustentabilidade nas escolas. É uma revisão da literatura entre janeiro de 2018 e maio de 2023, nos idiomas português, inglês e espanhol, publicadas no Brasil em periódicos CAPES e Google acadêmico. Foram utilizados os descritores: Gestão documental, Sustentabilidade e Escolas. Foram excluídos da amostra artigos de revisão, dissertações, teses, boletins e relatórios. Na coleta foi utilizado o Systematic Review and Meta-Analyses (PRISMA). Após seleção da amostra, foi realizada a Análise de Conteúdo de Bardin com os termos chave triados no IRAMUTEQ. Analisaram-se publicações no Google Acadêmico (n = 15.700 | 99,9172%) e Periódicos CAPES (n = 13 | 0,0827%), totalizando 15.713 artigos encontrados. Emergiram duas classes/clusters: Classe I – prevaleceram as formas textuais “questão” e “social” e Classe II – “escola”, “estudo” e “gestão”, ambos com p- valor < 0,05. Os estudos focaram em diferentes variáveis sobre arquivologia e sustentabilidade nas escolas. Observou-se escassez de estudos, o que evidencia a necessidade de pesquisas sobre a problemática. Por fim, o presente estudo demonstrou conceitos, lacunas e um cenário atual que carece reflexões.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, R. et al. Desafios à sustentabilidade em uma instituição de ensino superior na Bahia. Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais, p. 1-15, 2019.
BALBINO, G. M. S.; CHAGAS, C. A. Papel pedagógico do arquivista e sua inserção na difusão e mediação da informação. ÁGORA: Arquivologia em debate, v. 28, n. 57, p. 227- 238, 2018.
BARBOSA, G.; OLIVEIRA, C. T. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 37, n.1, p. 323-335, 2020
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRANDSTETTER, M. C. G. O.; RIBEIRO, H. R. O. Causas de custos adicionais e impacto financeiro em obras públicas sob a perspectiva da gestão de risco. Ambiente construído, v. 20, p. 41-63, 2019.
BRASIL. Lei n.12.853, de 14 de agosto de 2013. Altera os arts. 5º, 68, 97, 98, 99 e 100, acrescenta arts. 98-A, 98-B, 98-C, 99-A, 99-B, 100-A, 100-B e 109-A e revoga o art. 94 da Lei n.9.610, de 19 de fevereiro de 1998, para dispor sobre a gestão coletiva de direitos autorais, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2013.
BRITO, R. O.; CUNHA, C.; SIVERES, L. Gestão participativa e sustentabilidade socioambiental: um estudo em escolas da rede pública de Sobral-CE. Ciência & Educação, v. 24, n. 2, p. 395-410, 2018.
BRÜSEKE, F. J. O problema do desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez, 1995.
CALGARO, C. Desenvolvimento sustentável e consumo: a busca do equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. RELAÇÕES DE CONSUMO Meio ambiente, p. 45, 2009.
CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 15, p. 679-684, 2006.
CARVALHO, I. C. M. A pesquisa em educação ambiental: perspectivas e enfrentamentos. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 15, n. 1, p. 39-50, 2020.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CARVALHO, V. G.; ESTENDER, A. C. Conscientização ambiental contribuindo para eliminar o desperdício e ampliar as ações a favor do meio ambiente. Revista Desafios, v. 4, n. 2, p. 150-166, 2017.
CHALITA, G. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2002.
CLARO, P. B. O.; CLARO, D. P.; AMÂNCIO, R. Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações. Revista de Administração-RAUSP, v. 43, n. 4, p. 289-300, 2008.
COELHO, A. L. A. L. et al. Educação para sustentabilidade e gestão pública em uma escola estadual na cidade de João Pessoa–PB. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 12, n. 4, p. 23-38, 2018.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.
DUARTE, N. Formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de AN Leontiev. Cadernos Cedes, v. 24, p. 44-63, 2004.
FERREIRA, L. C. et al. Educação ambiental e sustentabilidade na prática escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 2, p. 201-214, 2019.
FONTANELLA, B. J. B. et al. Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad. Saúde Pública, v. 27, p. 388-394, 2011.
GALVÃO, T. F.; PANSANI, T. S. A.; HARRAD, D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 24, p. 335-342, 2015.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 5.ed. Campinas: Papirus,1995.
GUIMARÃES, M. Educação ambiental crítica. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 25-34, 2004.
LIRA, W. S.; CÂNDIDO, G. A. Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem participativa. Eduepb, 2013.
LOURENÇO, M. L.; CARVALHO, D. Sustentabilidade social e desenvolvimento sustentável. RACE, Unoesc, v. 12, n. 1, p. 9-38, 2013.
MACEDO, M. et al. Revisão bibliométrica sobre a produção científica em aprendizagem gerencial. Gestão e Sociedade, v. 4, n. 8, p. 619-639, 2010.
MENTZ, B. L.; SCHREIBER, D. PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM ESCOLAS
TÉCNICAS. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 9, p. 880-897, 2020.
MOHER, D. et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement J. Chinese Integrative Medicine, v. 7, n. 9, p. 889-896, 2009.
MOIMAZ, S. A. S. et al. Análise qualitativa do aleitamento materno com o uso do software IRAMUTEQ. Saúde e pesquisa, v. 9, n. 3, p. 567-577, 2016.
MORAIS, S. C. B. et al. Tecnologia da informação e desempenho da gestão documental em uma Universidade Federal. Perspectivas em C. Informação, v. 25, p. 3-30, 2020.
NARCIZO, K. R. S. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. REMEA-Rev. Elet. do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, 2009.
RAMOS, E. C. Educação ambiental: origem e perspectivas. Educar em Revista, p. 201-218, 2001.
RODRIGUES, G. S. et al. O estado da arte das práticas didático-pedagógicas em Educação Ambiental (período de 2010 a 2017) na Revista Brasileira de Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 1, p. 9-28, 2019.
SALVIATI, M. E. Manual do aplicativo Iramuteq. Planaltina, 2017. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par- mariaelisabeth-salviati. Acesso em: 12 maio 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).