ESTUDO DE USUÁRIO DO NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO DE PESSOAL E INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2017v5n1.35865Parole chiave:
Palavras-chave, Estudo de usuário de arquivo. Usuário de arquivo – grau de satisfação. Usuário do arquivo NDPI-UFPB.Abstract
Estudos de usuário são avaliações para melhorar a qualidade dos serviços e da estrutura geral de centros de informação. Considerada nessa temática, esta pesquisa identifica o perfil e a satisfação dos usuários do Núcleo de Documentação de Pessoal e Informação – NDPI, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Para obter os dados foi aplicado um questionário composto de perguntas entre os usuários que frequentaram o arquivo no mês de Outubro de 2016, é portanto uma pesquisa quantitativa, embora com a contribuição de algumas falas dos gestores do referido núcleo. O referencial teórico aborda estudos de usuários e conceitos sobre arquivo, documento e seus usuários. Após a análise dos dados chegou-se a um perfil de usuários, e diagnostico do grau de satisfação encontrado em relação ao atendimento, serviços, estado de conservação dos documentos; área de consulta, e a partir da análise dos dados coletados, identificam-se pontos que demandam aperfeiçoamento. Esse estudo deve ser visto como uma oportunidade de se conhecer melhor o usuário e, através dele, avaliar o desempenho dos serviços a ele oferecidos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. Cap. 2, p. 35-43.
BRASIL - Arquivo Nacional. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. Disponível em: <http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf> Acesso em: 22 de Ago. 2016.
CUNHA, M. B. Metodologias para estudo dos usuários de informação científica e tecnológica. Revista de Biblioteconomia de Brasília. Brasília, v. 10, n. 2 (número temático sobre estudo e tratamento de usuários da informação), jul./dez. 1982. Disponível em: <http://bogliolo.eci.ufmg.br/downloads/CUNHA_1982.pdf>Acesso em: 20 de Ago. 2016.
FIGUEIREDO, N. M. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.
JARDIM, J. M.; FONSECA, M. O. K. Estudos de usuários em arquivos: em busca de um estado da arte. DataGramaZero, 2004. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/brapci/v/a/2049>. Acesso em: 2 de Set. 2016.
JARDIM, J. M. O acesso à informação arquivística no Brasil: problemas de acessibilidade e disseminação. In: CADERNOS de textos: mesa redonda nacional de arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1999. Disponível em: <https://arquivoememoria.files.wordpress.com/2009/05/informacao-arquivistica-no-brasil.pdf>. Acesso em: 2 de Set. 2016.
KURTZ, C. M. S. O usuário do Arquivo Nacional e o seu relacionamento com os serviços oferecidos para a satisfação de suas necessidades de informação. 1990. 215 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - UFRJ, Rio de Janeiro, 1990.
LOPES, A.P.A.; LIMA,D.F.C.; LIMA, M.G.; GARCIA, J.C.R.; TARGINO, M.G. Mapeamento das áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia e Museologia. In: GARCIA, J.C.R.; TARGINO, M.G. (Org.) Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB): reflexão e proposta para dinamização. João Pessoa: Ideia, 2011.
MARTÍN-POZUELO CAMPILLOS, M. P. La construcción teórica en archivística: el principio de procedencia. Madrid: UC3M: Boletín Oficial del Estado, 1996.
MESSIAS, L. C. S. Informação: um estudo exploratório do seu conceito em periódicos científicos brasileiros da área de Ciência da Informação. Marília, 2005.184f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia e Ciências –Universidade Estadual Paulista, Marília, 2005.Bibliografia: f. 177-194.
PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e Prática. Rio de Janeiro : FGV, 1986.
PEREZ, C.B. Difusão dos arquivos fotográficos. In. Paris, Rosana Urbaneto. (Org.). Caderno de Arquivologia: 2. Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Arquivologia. Santa Maria, 2005. p. 7-23
PRADO, H. A. A técnica de arquivar. São Paulo: T. Queiroz, 1986.
SANZ CASADO, Elías. Manual de estudios de usuarios. Fundación Germán Sánchez Ruipérez; Madrid: Editora Pirámide, 1994.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).