Produtos e serviços informacionais nos arquivos do Mercosul: análise das páginas web dos arquivos nacionais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-6186.2018v6n1.36825Parole chiave:
Produtos, Serviços, Arquivos Nacionais, MercosulAbstract
Os Arquivos Nacionais investem em produtos e serviços por meio de páginas web com a intenção de satisfazer as necessidades dos usuários contemporâneos. As páginas web podem tornar-se aliadas em potencial aos arquivos nacionais, uma vez que possibilitam acessos a produtos e serviços especializados de maneira rápida e interativa. Sendo assim, este estudo tem como objetivo realizar análise das páginas web dos Arquivos Nacionais dos países que integram o Mercosul(Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname), emapear os produtos e serviços oferecidos. Buscaverificar as relações entre as páginas web estudadas e analisar a arquitetura e distribuição das informações por meio do diagnóstico dos tipos de conteúdo, informações disponíveis e facilidade de uso. A abordagem da pesquisa é do tipo: a) exploratória e bibliográfica, pois permite familiarização com o assunto estudado por meio de pesquisas bibliográficas; b) descritiva porque mapeia e relata as características das páginas web e dos produtos e serviços oferecidos; c) análise de conteúdo uma vez que procura analisar os conteúdos pertinentes aos produtos e serviços oferecidos pelasreferidas páginas. Os resultados destacam que a utilização dos sites pesquisados pode promover a integração entre as atividades oferecidas naweb e os espaços físicospor meio de produtos e serviços que tendem abarcar um mercado promissor, sofisticado e técnico. Entende-se que a disponibilização desses produtos e serviços informacionais fortalece a cultura informacional na web, trazendo aspectos de visibilidade, reconhecimento e utilidade aos processos arquivísticos. Verifica-se que estudos desta natureza contribuem para a área da Arquivologia no âmbito da disseminação e difusão da informação, assim como para melhoramento e evolução da oferta de produtos e serviços inovadores na área.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMARAL, Sueli Angélica do. Gestão da oferta de produtos e serviços das unidades de informação de Brasília no ambiente tradicional e no ciberespaço. In.:Anais... V ENANCIB. Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil, 2003.
BELLOTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
BORGES, Mônica Erichsen Nassif; CARVALHO, Natália Guiné de Mello. Produtos e serviços de informação para negócios: características. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 1, p. 76-81, jan./abr.,1998.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra. 1999.
KOTLER, Phillip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. 5. 2d. São Paulo: Atlas, 2002.
GOBE, Antonio Carlos; PEREZ, Maria Clotilde; Moreira, Julio Cesar Tavares.Gerência de Produtos. São Paulo: Saraiva. 2004.
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 1996.
LLARENA, R. A. S.; DUARTE, E. N.; ESTEBAN NAVARRO, M. Á. Páginas web aliadas à gestão do conhecimento: entre programas de políticas públicas de juventude.In.:Anais... XVI ENANCIB – João Pessoa – PB – Brasil. 2015.
MCGEE, James V. Gerenciamento estratégico da informação: Aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como a ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Campus. 1994.
MORAES, Thais Cristiane Campos de; BARAQUET, Vera S. M. Desenvolvimento de produtos e serviços informacionais baseados na internet. Anais do XIII Encontro de Iniciação Científica da PUC-Campinas - 21 e 22 de out. 2008.
OLAVE, M. E. L.; AMATO NETO, J. Redes de Cooperação Produtiva: Redes de uma Estratégia de Competitividade e Sobrevivência para Pequenas e Médias Empresas. Gestão & Produção. v.8, n.3, p.289-303, dez. 2001.
RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. A inventiva brasileira na virada do século XIX para o XX: coleção privilégios industriais do Arquivo Nacional. Fontes, Manguinhos, v. 3.p. 319-332, jul./out. 1996.
RAMALHO, R. A. S. Web Semântica: aspectos interdisciplinares da gestão de recursos informacionais no âmbito da Ciência da Informação. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Marília.
REIS, Luís. O arquivo e arquivística evolução histórica. Biblos: Revista electrónica de bibliotecología, archivología y museología, Lima, ano. 7, n. 24, abr./jun., 2006
SCHELLENBERG, T. R. Arquivos modernos: princípios e técnicas. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV. 2002
ROSSI, Tatiana; COSTA, Marília Daminai; PINTO, Adilson Luiz. Competências requeridas aos bibliotecários na prestação de serviços em informação em bibliotecas universitárias. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.19, n.1, p. 111-123, jan./jun. 2014.
ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol.Os fundamentos da disciplina arquivística.Lisboa: Dom Quixote. 1998.
SCHREIBER, G. et al. Knowledge engenineering and management: the CommonKADS methodology. Cambridge/Massachussets, United States: MIT Press. (2002).
SEMENIK, R. J.; BAMOSSY, G. J. Princípios do marketing:umaperspectiva global. São Paulo: Makron Books.1995.
VITAL, Luciane Paula; Floriani, VIVIANMengarda.Metodologia para planejamento estratégico e gestão de serviços em unidades de informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.6 n. 2 p. 24-44, jan./jun, 2009.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Archeion Online, o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).