Hermenêutica E Alteridade Em Lévinas
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2016.18465Palavras-chave:
Levinas, hermenêutica, alteridade, ética.Resumo
O nosso propósito é apresentar a reflexão levianasiana sobre hermenêutica e alteridade. Trata-se de expor os conceitos e as relações de idéias que ele articula para expressar sua concepção de hermenêutica. Assim, delimitamos como âmbito de nossa reflexão o texto “Hermenêutica e além”. Sua pergunta principal é: o psiquismo se exaure ao desdobrar a energia da essência, da posição dos entes? Dessa forma, a questão decisiva é saber se o psiquismo pode significar de “outro modo”. Há uma alternativa para a atividade da alma além do ser, da identidade e da presença? Já na abertura do texto ele nos oferece uma possível perspectiva da tarefa e do sentido da hermenêutica: “este pensamento aspira a um além, a um mais profundo que si – a uma transcendência diferente do fora de si que a consciência intencional abre e perpassa”. A análise da consciência que se estrutura pela intencionalidade, estabelecendo uma correlação necessária entre consciência e coisa, noeses e noema, ele propõe a noção de transcendência como ruptura desse modelo de pensamento e a manutenção da alteridade como diferença. A experiência ética, por ser relação ao outro, é também irredutível à tematização objetiva e, por isso, é capaz de produzir a abertura que possibilita um dizer a outrem o próprio infinito. E, assim, o desejo sempre aberto da proximidade do outro poderá trazer sabedoria a experiência do amor e manter a significação da alteridade como questão sempre dada à interpretação.
Downloads
Referências
LEVINAS, Emmanuel. Entre nous. Essais sur le penser-à- l’Autre. Paris: Bernard Grasset, 1991.
_____. De Dieu qui vient a l’Idée. Paris: J. Vrin, 1986.
_____ . L’au-delà du verset. Lectures et discours talmudiques. Paris: Minuit, 1982
_____. Entre nós. Ensaios sobre a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1997
_____ . Autrement qu’etre ou au-delà de l’essence. Dordrecht: Martinus Nijhoff, 1986
_____. Totalité et infini. Essais sur l’extériorité. The Hague: Martinus Nijhoff, La Haye 1984
_____. Quatre lectures talmudiques. Paris: Editions de Minuit, 1982
_____ L’au-delà du verset. Lectures et discours talmudiques. Paris: Minuit, 1982.
SOUZA, R. Timm. Sujeito, ética e história. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.