Sobre a discussão acerca da verdade em Rorty e Habermas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.30423

Palavras-chave:

Verdade, Redescrição, Linguagem, Justificação.

Resumo

As contendas filosóficas acerca da definição e da aplicação da ‘verdade’ desenvolvem-se desde a antiguidade até os dias atuais. O questionamento sobre as condições ideais para se alcançar a verdade e se estas condições podem ser satisfeitas, se a realidade pode ser conhecida com ela é ou se apenas podemos conhecer sua forma apresentada, todas estas indagações, ocuparam também o pragmatista e o neo-pragmatista Jürgen Habermas e Richard Rorty, respectivamente. Enquanto Richard Rorty, motivado pela Virada Linguística, pretende seguir o caminho oposto ao da Metafísica, substituindo a noção de verdade enquanto “descoberta” por verdade enquanto “construção”, Habermas sugere que existem condições de validação para aquilo que chamamos ‘verdadeiro’, que já encontram-se previamente estabelecidas no contexto de argumentação e que devem ser satisfeitas. Com o objetivo de analisar as posições de ambos os filósofos citados, apresentaremos de forma sucinta a visão de cada um acerca do debate sobre a verdade e a crítica que Habermas tece a respeito da interpretação que Rorty fornece.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeane Vanessa Santos Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em filosofia pela Universidade Federal de Sergipe, é mestra em filosofia pela Universidade Federal da Paraíba e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina no Núcleo de Lógica e Epistemologia.

Referências

CALDER, Gideon. Rorty e a Redescrição. Tradução: Luiz Henrique de Araújo. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

DAVIDSON, D. Truth, Language, and History. Published to Oxford Scholarship Online, 2015.

HABERMAS, Jürgen. Verdade e Justificação – ensaios filosóficos. Tradução: Milton Camargo Mota. São Paulo: Editora Loyola, 2004.

PAPPAS, G. Internalist vs. Externalist Conceptions of Epistemic Justification. In.: http://plato.stanford.edu/entries/justep-intext/. Acessado em 22 de Julho de 2016.

RORTY, Richard. Ironia, Contigência e Solidariedade. Tradução: Vera Ribeiro. São Paulo: Martins, 2007.

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. Trad. José Carlos Bruni, São Paulo: Abril Cultural, 1996.

Arquivos adicionais

Publicado

2016-10-07

Como Citar

Silva, J. V. S. (2016). Sobre a discussão acerca da verdade em Rorty e Habermas. Aufklärung: Revista De Filosofia, 3(2), p.161–170. https://doi.org/10.18012/arf.2016.30423