O dispositivo disciplinar nos estudos de Michel Foucault

Autores

  • Eduardo Alexandre Santos de Oliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO
  • Ester Maria Dreher Heuser Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.32658

Palavras-chave:

Michel Foucault, dispositivo disciplinar, sujeito, poder-saber

Resumo

Trata-se de uma investigação acerca do conceito de dispositivo disciplinar concebido pelo filósofo francês, Michel Foucault. Apresenta-se em que consiste um dispositivo e sua ligação com poder-saber – a qual o permite funcionar como máquina edificadora de sujeitos. Em seguida, aborda-se como o dispositivo, na perspectiva disciplinar, atua nessa empreitada: sua organização, suas formas de exercício de poder, as ligações estabelecidas entre esses aparelhos – o que caracteriza a sociedade panóptica – e, também, como se aproveitam os indivíduos formados de maneira contrária à lógica desse dispositivo em outras metas, o que é verificado na análise da instituição que mais intensifica esse processo: a prisão.

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Biografia do Autor

Eduardo Alexandre Santos de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO

Professor de Filosofia lotado no Departamento de História do Campus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Áreas de pesquisa: Ética e Filosofia Política, Filosofia da Educação

Ester Maria Dreher Heuser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora-pesquisadora da UNIOESTE, Campus Toledo (PR), no curso de Filosofia - Licenciatura, Mestrado e Doutorado (Linha: Ética e Filosofia Política)

Áreas de pesquisa: Filosofia de Deleuze e seus intercessores, Filosofia da Educação e do Ensino de Filosofia

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Arquivos adicionais

Publicado

2017-08-02

Como Citar

Oliveira, E. A. S. de, & Heuser, E. M. D. (2017). O dispositivo disciplinar nos estudos de Michel Foucault. Aufklärung: Revista De Filosofia, 4(2), p.91–106. https://doi.org/10.18012/arf.2016.32658