Autenticidade e insolência perante a impessoalidade: um estudo heideggeriano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.37207

Palavras-chave:

Existencialismo, Dasein, Impessoal, Autenticidade, Coletividade

Resumo

Aborda a questão do impessoal como um modo de ser-com os outros, e que se apresenta imbuído, necessariamente, em uma seara de interpretação inautêntica do Dasein. Objetiva, de modo mais amplo e genérico, desenvolver um estudo que localize a prevalência ditatorial desse modo de ser coletivo e como ele promove o decaimento do Dasein na sua cotidianidade inautêntica. Tem por objetivo, especificamente, propor um modo de interpretação autêntico para o modo de ser-com os outros a partir de um posicionamento calcado na insolência perante o impessoal, um modo existencialmente autêntico, que ainda assim seja capaz de se inserir dentro da coletividade postulada nos moldes heideggerianos. Metodologicamente, atêm-se as premissas existenciais de Heidegger contidas em Ser e Tempo e almeja dar o desenvolvimento adequado a partir da formulação desse modo de ser autêntico na coletividade. Resulta que a insolência é um modo de ser-com os outros que suplanta a prevalência do impessoal e supera as amarras da inautenticidade. Conclui que a insolência é capaz de indicar originariamente alternativas existencialmente válidas ao Dasein, ainda que não seja, como os demais modos existenciais apresentados, algo prevalente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauro Ericksen, UFRN

Bacharel (2013), Mestre (2012) e Doutor Em Filosofia (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Bacharel (2008) em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

CALDWELL, Peter C. Popular sovereignty and the crisis of german constitutional law: The Theory and Practice of Weimar Constitutionalism. Durham: Duke UP, 1997.

CORMICAN, Muriel. Women in the works of Lou Andreas-Salomé: Negotiating Identity. Rochester: Camdem House, 2009.

DALBOSCO, C. A. O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre filosofia e pedagogia. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, p. 1113-1135, 2006.

GREEN, Clifford J. The Sociality of Christ and Humanity: Dietrich Bonhöffer's Early Theology. Grand Rapids: B. Eerdmans, 1999.

HEIDEGGER, M. Être et Temps. Trad. Emmanuel Martineau. Paris: Authentica, 1985.

______. Sein und Zeit. Tübingen: Max Niemayer, 1967.

______. Ser e Tempo. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schüback. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

______. Ser y Tiempo. 4. ed. Trad. Jorge Eduardo Rivera Cruchaga. Santiago: Universitária, 2005.

LOPARIĆ, Z. Sobre a responsabilidade. Porto Alegre: EDIPURS, 2002.

MIESZKOWSKI, Jan. Labors of Imagination: Aesthetics and Political Economy from Kant to Althusser. New York: Fordham UP, 2006.

NYUSZTAY, Iván. Myth, Telos, Identity: The Tragic schema in Greek and Shakespearean Drama. Amsterdam: Rodopi, 2002.

PASQUA, Hervé. Introduction à la lecture de Etre et Temps de Martin Heidegger. Lausanne: L’Age d’Homme, 1993.

REIS, Róbson Ramos Dos. O ens realissimum e a existência: Notas sobre o conceito de impessoalidade em Ser e Tempo, de Martin Heidegger” Kriterion, Belo Horizonte, v. 42, n. 104, p.113-129, 2001.

TURK, Horst. ‘Mooristan’ und ‘Palimpstine’: Die Integration Europas ein Vebanquespiel säkularisierter Monotheismen? In: BARBEITO, José Manuel (Org.). Nationale Identitäten und europäische Literaturen. Bern: Peter Lang, 2008.

VYCINAS, Vincent. Earth and Gods: An Introduction to the Philosophy of Martin Heidegger. The Hague: Martinus Nijhoff, 1969.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-04-24

Como Citar

Ericksen, L. (2018). Autenticidade e insolência perante a impessoalidade: um estudo heideggeriano. Aufklärung: Revista De Filosofia, 5(1), p.77–88. https://doi.org/10.18012/arf.2016.37207