Considerações sobre as concepções rousseauistas de liberdade, igualdade e desigualdade no Segundo Discurso

Autores

  • Frederico Duarte Pires de Sousa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.38035

Palavras-chave:

Desigualdade, Estado de Natureza, Igualdade, Liberdade, Rousseau

Resumo

A liberdade, sabe-se, ocupa lugar privilegiado na leitura que Rousseau faz do homem. É pela liberdade, vemos no Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens (1755), que o homem se define e se diferencia dos demais animais. Ora, seja no estado de natureza, seja no estado civil, a liberdade não deve se dissociar da igualdade. Conforme bem coloca Derathé (1979), em Rousseau, uma igualdade natural é uma igual liberdade. Sem embargo, se é pela liberdade que a natureza humana se realiza, então seria a igualdade uma condição sine qua non para tal realização. É nesse espírito que a presente reflexão parte com o intuito de colocar em debate a interpretação rousseauista do problema da igualdade, justamente,em sua intricada relação tanto com a liberdade quanto com a desigualdade. Para tal, faremos uso, em nosso itinerário, do modo como através de sua hipotética história do gênero humano, noSegundo Discurso, Rousseau elabora suas concepções de igualdade e desigualdade, observando algumas de suas implicâncias bem como diferenças no estado de natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Duarte Pires de Sousa, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Filosofia (UFG). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2012) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (2015). Foi pesquisador-bolsista financiado pela FAPEG na Universidade Federal de Goiás (2015-2016). Bacharelando e Doutorando em Filosofia (2017) pela mesma Universidade. Tem como foco de interesse o pensamento e a leitura de Alexandre Koyré sobre a história e a filosofia do pensamento científico e filosófico. Possui interesse também no pensamento de René Descartes e em Filosofia Moderna no período da Revolução científica dos séculos XVI e XVII.

Referências

BRAS, Gérard. Égalité. In: VARGAS, Yves (org.) De la puissance du peuple. III. La démocratie Concepts et masques. Dictionnaire. Paris: Le temps des cerises, 2007. p.126-138.

DALBOSCO, Cláudio Almir. Educação natural em Rousseau. São Paulo: Cortez, 2011.

DERATHÉ, Robert. Jean-Jacques Rousseau et la science politique de son temps. Paris : Librairie Philosophique J. Vrin, 1979.

GOLDSCHMIDT, Victor. Anthropologie et politique: les principes de système de Rousseau. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1983.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. [1755] Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens: precedido de discurso sobre as ciências e as artes. Trad. Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p.131-243.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. [1749] Discurso sobre as ciências e as artes. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens: precedido de discurso sobre as ciências e as artes. Trad. Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p.01-41.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. [1762] Do Contrato Social. Trad. Lourdes Santos Machado. Introduções e notas: Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. In: Os Pensadores: Rousseau. vol. I São Paulo: Nova Cultural, 1999. p.5-243.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. [1762] Emílio, ou, da educação. Trad. Roberto Leal Ferreira. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014

VIROLI, Maurizio. Jean-Jacques Rousseau and the “well-ordered society”. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-10

Como Citar

Pires de Sousa, F. D. (2019). Considerações sobre as concepções rousseauistas de liberdade, igualdade e desigualdade no Segundo Discurso. Aufklärung: Revista De Filosofia, 6(1), p.77–90. https://doi.org/10.18012/arf.2016.38035