A verticalidade da crítica foucaultiana na genealogia da governamentalidade política

Autores

  • Helrison Silva Costa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2019.41010

Resumo

O artigo tem por objetivo evidenciar a relação vertical entre crítica e governamentalidade desde quando estas noções são apresentadas por Foucault em 1978 por ocasião da conferência à Sociedade Francesa de Filosofia e durante o curso Sécurité, Territoire, Population no Collège de France. Nossa aposta consiste em afirmar que a governamentalidade é um tópico privilegiado no estudo das relações de poder, possibilitando uma análise crítica das formas de governo racionalizadas, cujos efeitos são a desmontagem dos esquemas de ordenamento históricos e o aparecimento das condições de possibilidade das “singularidades históricas” identificadas nas artes de governar. Assim, defendemos que a genealogia da governamentalidade é levada a cabo como crítica das práticas de governo entendidas como condução de condutas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helrison Silva Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Mestre em Filosofia (bolsista CAPES) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é doutorando em Filosofia (bolsista CNPq) pela Universidade Federal de Minas. Desenvolve pesquisa na área de Filosofia Política contemporânea especialmente no pensamento de Michel Foucault nos seguintes temas: governamentalidade, crítica genealógica, práticas de governo, contraconduta e parresía.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-24

Como Citar

Costa, H. S. (2019). A verticalidade da crítica foucaultiana na genealogia da governamentalidade política. Aufklärung: Revista De Filosofia, 6(3), p.125–134. https://doi.org/10.18012/arf.2019.41010