A relevância da carta de Leibniz para Casati

Autores

  • Arthur Leandro da Silva Marinho Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2019.49455

Resumo

Neste artigo discuto a problemática da carta de 1689, de Leibniz ao Ludovico Casati. Esta carta da fase intermediária de Leibniz, Leibniz argumenta a possibilidade de que as propriedades extrínsecas, bem como, as propriedades intrínsecas não possam distinguir coisas completamente semelhantes. Para Leibniz a existência de coisas indiscerníveis é um absurdo, tendo em vista que o intelecto infinito acompanha a multiplicidade de todas as coisas criadas. Logo, todas as coisas devem ser variadas e distintas, mesmo quando não for possível distinguir as coisas por suas propriedades intrínsecas e extrínsecas. Deste modo, analiso a carta com intuito de compreender a argumentação de Leibniz a Casati, assim como, delimitar o Princípio da identidade dos indiscerníveis, como princípio de distinção. Na argumentação a Casati que o melhor mundo possível é guiado por uma razão que estabelece que as coisas são distintas. Ao fim, disponibilizo uma tradução em língua portuguesa desta carta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Leandro da Silva Marinho, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP (2012). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (2016), com período sanduíche na "Universidad de Buenos Aires (UBA)" pelo Programa Capes PPCP-Mercosul. Possui interesse na área de Epistemologia, Lógica e Metafísica Moderna Alemã. Especificamente, mantém interesse na Filosofia leibniziana e seus pressupostos na Filosofia da Ciência.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Arthur Leandro da Silva Marinho. (2019). A relevância da carta de Leibniz para Casati. Aufklärung: Revista De Filosofia, 6(esp.), p.27–36. https://doi.org/10.18012/arf.2019.49455