Kant: Leibniz e a Anfibolia dos Conceitos de Reflexão

Autores

  • Maria Clara Cescato Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2019.49461

Resumo

Na seção sobre a Anfibolia dos Conceitos de Reflexão, Kant examina o erro produzido pela confusão entre as faculdades do entendimento e da sensibilidade, um erro que leva a tomar os objetos do conhecimento, os fenômenos, por coisas em si e, com isso, conduz as faculdades de conhecimento a transgredir os limites da experiência possível estabelecidos na Estética e na Lógica Transcendental de sua Crítica da Razão Pura. Este trabalho busca mostrar que, além de uma crítica tanto ao empirismo de Locke quanto ao inatismo de Leibniz, a Anfibolia é a seção que Kant dedica a uma avaliação da epistemologia desenvolvida na Crítica em termos de seu caráter e resultados e do confronto com essas duas grandes epistemologias. Mostraremos que, embora acuse tanto Locke quanto Leibniz do erro anfibológico, Kant se concentra na crítica a Leibniz justamente na medida em que essa crítica o aproxima da epistemologia empirista e sua rejeição a toda ontologia do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara Cescato, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003), Diplôme dEtudes Avancées em Logique et Philosophie dans la Tradition Anglo Saxonne pela Université de Nantes (1989) e aperfeiçoamento em filosofia alemã sob a orientação do Prof. Dr. Reinhard Brandt, Philipps-Universität, Marburg (1990) . Tem experiência na área de filosofia moderna e contemporânea, com ênfase em epistemologia, atuando principalmente com os seguintes temas: teoria do conhecimento, metafísica, empirismo inglês, teoria crítica e epistemologia kantiana.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Maria Clara Cescato. (2019). Kant: Leibniz e a Anfibolia dos Conceitos de Reflexão. Aufklärung: Revista De Filosofia, 6(esp.), p.97–104. https://doi.org/10.18012/arf.2019.49461