As interpretações reais de ‘se’ em textos acadêmicos: um estudo das possibilidades correspondentes ao condicional em um artigo de psicologia

Autores

  • Miguel López-Astorga Universidad de Talca, Chile

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7i2.51801

Palavras-chave:

Bicondicional, condicional, se, interpretação, possibilidade semântica

Resumo

Johnson-Laird e Byrne propuseram em 2002 que, além das duas interpretações tradicionais que são atribuídas a se, isso é, a material e a bicondicional, oito combinações mais de possibilidades relacionadas a seu significado podem ser também atribuídas a este tipo de sentenças. A hipótese inicial do presente estudo é que não todas essas dez interpretações devem ser usuais em textos acadêmicos, já que algumas delas recorrem, por exemplo, à linguagem figurativa ou à ironia. Desta maneira, um estudo de um artigo de psicologia é revisado para verificar essa hipótese. Os resultados são que, pelo menos nesse artigo, os usos de se tendem a estar ligados à interpretação que ambos Johnson-Laird e Byrne e a literatura em geral relacionam ao bicondicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel López-Astorga, Universidad de Talca, Chile

Ph.D. in Logic and Philosophy of Sciences. Institute of Humanistic Studies “Juan Ignacio Molina,” University of Talca, Talca Campus, Chile.

Referências

AUWERA, Johan van der. Pragmatics in the last quarter century: The case of conditional perfection. Journal of Pragmatics, 27, 261-274, 1997.

BOYATZIS, Rirchard E. Transforming Qualitative Information: Thematic Analysis and Code Development. Thousand Oaks, CA: Sage, 1998.

BUCCIARELLI, Monica; JOHNSON-LAIRD, Philip N. Deontics: Meaning, reasoning, and emotion. Materiali per una Storia della Cultura Guiridica, XLIX, 1, 89-112, 2019.

EFRAT EFRON, Sara; RAVID, Ruth. Action Research in Education: A Practical Guide. New York, NY: The Guilford Press, 2013.

GEIS, Michael L.; ZWICKY, Arnold M. On invited inferences. Linguistic Inquiry, 2, 561-566, 1971.

JOHNSON-LAIRD, Philip N.; BYRNE, Ruth M. J. Conditionals: A theory of meaning, pragmatics, and inference. Psychological Review, 109, 4, 646-678, 2002.

KHEMLANI, Sangeet; BYRNE, Ruth M. J.; JOHNSON-LAIRD, Philip N. Facts and possibilities: A model-based theory of sentential reasoning. Cognitive Science, 42, 6, 1887-1924, 2018.

KHEMLANI, Sangeet; HINTERECKER, Thomas; JOHNSON-LAIRD, Philip N. The provenance of modal inference. In: GUNZELMANN, Glenn; HOWES, Andrew; TENBRINK, Thora; DAVELAAR Eddy J. Proceedings of the 39th Annual Conference of the Cognitive Science Society. Austin, TX: Cognitive Science Society, 2017. 259-264.

KHEMLANI, Sangeet; JOHNSON-LAIRD, Philip N. Why machines don’t (yet) reason like people. Künstliche Intelligenz, 33, 219-228, 2019.

LÓPEZ-ASTORGA, Miguel. Logic, pragmatics, and types of conditionals. Frontiers of Philosophy in China, 11, 2, 279-297, 2016.

MOLDOVAN, Andrei. Pragmatic considerations in the interpretation of denying the antecedent. Informal Logic, 29, 3, 309-326, 2009.

OAKHILL, Jane; GARNHAM, Alan (Eds.). Mental Models in Cognitive Science. Essays in Honour of Phil Johnson-Laird. Hove, UK: Psychology Press, 1996.

ORENES, Isabel; JOHNSON-LAIRD, Philip N. Logic, models, and paradoxical inferences. Mind & Language, 27, 4, 357-377, 2012.

QUELHAS, Ana Cristina; JOHNSON-LAIRD, Philip N. The modulation of disjunctive assertions. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, 70, 4, 703-717, 2017.

QUELHAS, Ana Cristina; RASGA, Célia; JOHNSON-LAIRD, Philip N. A priori true and false conditionals. Cognitive Science, 41, 55, 1003-1030, 2017.

QUELHAS, Ana Cristina; RASGA, Célia; JOHNSON-LAIRD, Philip N. The analytic truth and falsity of disjunctions. Cognitive Science, 43, 9, 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/cogs.12739.

RUTHERFORD, M. D.; RAY, Darrien. Cheater detection is preserved in autism spectrum disorders. Journal of Social, Evolutionary, and Cultural Psychology, 3, 2, 105-117, 2009.

WASON, Peter C. Reasoning. In: FOSS, Brian. New Horizons in Psychology. Harmondsworth (Middlesex), UK: Penguin, 1966. 135-151.

WASON, Peter C. Reasoning about a rule. Quarterly Journal of Experimental Psychology, 20, 273-281, 1968.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-17

Como Citar

López-Astorga, M. (2020). As interpretações reais de ‘se’ em textos acadêmicos: um estudo das possibilidades correspondentes ao condicional em um artigo de psicologia. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(2), p.11–22. https://doi.org/10.18012/arf.v7i2.51801