O Conceito de Esperança (Hoffnun) na Filosofia de Hegel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.55244

Palavras-chave:

Hegel, Filosofia, esperança, desesperança, temor

Resumo

O objetivo é expor e analisar o conceito de “esperança” (Hoffnung) na Filosofia de Hegel, em relação ainda com os seus conceitos de “desesperança” (Hoffnungslosigkeit), de “temor” (Furcht), de “desespero” (Verzweiflung) e de “suicídio” (Selbsttötung - Selbstmord). São conceitos e problemas que nos inquietam e sobre os quais existem poucas pesquisas, além de serem atuais diante do momento histórico (2020) de pandemia, de tanta doença ou de falta de saúde. Trata-se de pesquisa, exposição e análise crítica-filológica, histórica e hermenêutica da obra de Hegel, nos fundamentando em textos clássicos e interpretativos, buscando devidamente apreender os conceitos citados. Com isso, em suma, se procura citar e compreender, de forma apropriada, o pensamento hegeliano, examinando a sua obra diante das reais circunstâncias em que foi exposta, evitando as muitas exposições e interpretações equivocadas, pois há uma disputa, a princípio, entre o que Hegel disse e o que dizem que ele disse e/ou do que deveria ou poderia ter dito. Em resumo, o principal objetivo é expor e analisar, de forma criteriosa, o que Hegel realmente afirmou e, por isso, o trabalho propositadamente possuirá muitas citações, notas e aspas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Konzen, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Filosofia Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Professor de Filosofia no Departamento de Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Rondônia, UNIR.

Referências

BOURGEOIS, Bernard. Hegel a Francfort ou Judaïsme-Christianisme-Hegelianisme. Paris: Vrin, 1970.

CROCE, Benedetto. O que é vivo e o que é morto na filosofia de Hegel. Trad. de Vitorino Nemésio. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1993.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Briefe von und an Hegel. Volume 2 - 1813-1822. Johannes Hoffmeister (Org.). Hamburg: Felix Meiner, 1953.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Ciência da Lógica: 1. A Doutrina do Ser. Trad. de Cristian G. Iber et al. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: EDUSF, 2016.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Compêndio (1830): I – A Ciência da Lógica. Trad. de Paulo Meneses. São Paulo: Loyola, 1995a.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Compêndio (1830): III – A Filosofia do Espírito. Trad. de Paulo Meneses. São Paulo: Loyola, 1995b.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Trad. de Paulo Meneses. Vol. único - 7ª ed. rev. Petrópolis: Vozes - Bragança Paulista: USP, 2002.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Filosofia do Direito (Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito ou Direito Natural e Ciência do Estado em Compêndio). Tradução, notas, glossário e bibliografia de Paulo Meneses et. all. Recife: UNICAP; São Paulo: Loyola; São Leopoldo: UNISINOS, 2010.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Hegel Werke. Berlin: Hegel-Institut, Talpa Verlag, 2000b.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de Estética – Volume I. Trad. de Marco Aurélio Werle. 2ª ed. rev. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de Estética – Volume II. Trad. de Marco Aurélio Werle e Oliver Tolle. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.

INWOOD, Michael. A Hegel Dictionary. Oxford: Blackwell Publishing, 2007.

INWOOD, Michael. Dicionário Hegel. Trad. de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 5ª Edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

KONZEN, Paulo Roberto. O Conceito de Liberdade de Imprensa ou de Liberdade da Comunicação Pública na Filosofia do Direito de G. W. F. Hegel. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2013.

MENESES, Paulo. O desafio de traduzir Hegel para o português. In: IHU on-line. Edição 217, de 30.04.2007. São Leopoldo: UNISINOS, 2007.

MENESES, Paulo. Os horizontes da esperança. In: Síntese, Belo Horizonte, v. 27, n. 87, p. 113-122, 2000.

MÜLLER, Marcos Lutz. “A gênese conceitual do Estado ético”. In: Revista Filosofia Política - Nova Série 2. São Paulo: L&PM, p. 9-38, Abril de 1998.

PERTILLE, José Pinheiro. Faculdade do espírito e riqueza material: face e verso do conceito de Vermögen na filosofia de Hegel. Porto Alegre, 2005 (Tese - PPG Filosofia - UFRGS).

VAZ, Henrique C. de Lima. Por que ler Hegel hoje? In: BONI, Luis A. de (Org.). Finitude e Transcendência - Festschrift em homenagem a Ernildo J. Stein. Petrópolis: Vozes; Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995. p. 222-242.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-09-21

Como Citar

Konzen, P. R. (2020). O Conceito de Esperança (Hoffnun) na Filosofia de Hegel. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(esp), p.195–216. https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.55244