A consciência ética e a liberdade na história em Hegel: a dialética de Antígona

Autores

  • Clarides Henrich de Barba Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56355

Palavras-chave:

Hegel, Consciência ética e liberdade, dialética hegeliana, Antígona

Resumo

Nas Lições sobre a Filosofia da História Universal, Hegel procura desenvolver a categoria da racionalidade entendido como processo dinâmico da realidade, que se apresenta dentro de uma logicidade. É a partir do mundo grego que o processo racional se apresenta, pois no entender de Hegel, a razão é o conteúdo essencial da história, na medida em que o Espírito de um povo (Volkgeist) evolui através desta história. Segundo Hegel, a História tem um curso racional e portanto, representa o movimento dos atos e acontecimentos da humanidade. Assim, é pelo Espírito (Geist) que permite que a racionalidade se desenvolva como consciência da história universal, mas para que isto se realize, torna-se necessário que a Filosofia seja reflexiva e que a História tenha um fim Universal. Portanto, a ação trágica analisada em Antígona na Fenomenologia do Espírito representa uma abordagem crítica a respeito consciência ética na História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia

Possui Graduação no Curso de Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Professor Dr. Glenn Walter Erickson e Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob orientação da Professora Drª Rosa Maria Feiteiro Cavalari. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia. Atua como Professor e Orientador no Mestrado Acadêmico e Profissional em Educação Escolar. Tem experiência como Professor de Filosofia nas áreas de Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação, Epistemologia,Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa em Filosofia, Metodologia da Pesquisa em Educação Escolar. É Pesquisador nas áreas de Educação Escolar e Políticas Públicas, Educação Ambiental, Educação ambiental na Amazônia

Referências

BARRATA-MOURA, José. A “Realização da Razão: um programa Hegeliano? Lisboa: Editorial Caminho, 1990.

D’HONDT, Jacques. Hegel, filósofo de la historia viviente. Trad. de Aníbal C. Leal. Buenos Aires: Ammortu Editores, 1966.

FLÓREZ, Ramiro. La dialéctica de la História em Hegel. Madrid: Editorial Gredos, 1983.

HARTMANN, Nicolai. A filosofia do Idealismo Alemão. Trad. de José Gonçalves Belo. 2ª edição, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983

HEGEL, Georg W. F. Lecciones sobre la filosofia de la história universal. Trad. José Gaos. Madrid: Alianza Editorial, 1989. (Vorlessungen über die Philosophie der Geschicte, 1840)

HEGEL, Georg W. F. A Razão na História. Trad. de beatriz Sidou. São Paulo: Editora Moraes, 1990. Vorlessungen über die Philosophie der Geschicte, 1840)

HEGEL, Georg W. F. Introdução à História da Filosofia. 4. ed., Trad. de Antonio Pinto Carvalho, São Paulo: Nova Cultural, 1988. (Os Pensadores). (Vorlessungen über die Philosophie der Geschicte, 1840)

HEGEL, Georg W. F. Fenomenologia do Espírito. trad. de Paulo Menezes e José Nogueira Machado. Petrópolis: Vozes, 1991, (parte I e II). (Phänomenologie des Geistes, 1807).

HEGEL, Georg W. F. O Espírito do Cristianismo e o seu Destino. Revista Opinião Filosófica, Porto Alegre, v. 04; nº. 01, 2013.

HYPPOLITE, Jean. Génesis y estructura de la “Fenomenologia del Espíritu” de Hegel. Traducción por Francisco Fernandez Buez. Barcelona: Península, 1991. ( Génèse et sructure de la “Phénomenologie de l’ Esprit” de Hegel, 1946).

HYPPOLITE, Jean. Introdução à filosofia da história de Hegel. Trad. de José Marcos Lima. Lisboa: Edições 70, 1983.

KAUFMANN, Walter. Hegel. Trad. de Víctor Sánchez de Zavala. 4ª ed., Madrid: Alianza Universal, 1985.

MARCUSE, Herbert. A Razão e Revolução: Hegel e o advento da teoria social. Trad. de Marília Barroso, 2ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

TAYLOR, Charles. Hegel y la sociedad moderna. Trad. de Juan José Utrilla. México: Fondo de Cultura Económica, 1983.

VALCÁRCEL, Amélia. Hegel y la Ética: sobre la superación de la mera moral”. Barcelona: Antropos, 1988.

WEBER, Thadeu. Hegel: Liberdade, Estado e História. Petrópolis: Vozes, 1993.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-07

Como Citar

de Barba, C. H. (2020). A consciência ética e a liberdade na história em Hegel: a dialética de Antígona. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(esp), p.183–194. https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56355