O espírito encarnado: expressão e transcendência na obra de Paul Cézanne

Autores

  • Tiago de Jesus Sousa

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56745

Palavras-chave:

Espírito, carne, mundo, ser, pintura

Resumo

Nesse artigo nos propomos pensar a noção de espírito encarnado em Merleau-Ponty e a pintura de Paul Cézanne em contato direto com o mundo bruto e vertical, o que proporciona, a partir da criação, o contato com o ser e sua possibilidade de transcendência pela expressão. Essa discussão considera a possibilidade de pensar uma nova via de investigação filosófica que tome como modelo a pintura e a transcendência da obra de Cézanne, de modo que a filosofia se assente no solo prévio de todo conhecimento que é a própria expressão do ser e se configure enquanto latência e abertura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago de Jesus Sousa

Professor do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas – Campus Médio Solimões.

Referências

BARBARAS, Renaud. Le désir et la distance. Introduction à une phénoménologie de la perception. Paris: Vrin, 1999.

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. O distante próximo e o próximo distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty. João Pessoa: Editora UFPB. 2010

CHAUI, Marilena. A experiência do pensamento: ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. São Paulo: Martins Fontes, 2002

DESCARTES, René. Descartes Trad: Enrico Corvisieri. São Pau­lo: Abril Cultural, 1983 (Coleção Os Pensadores)

FURLAN, Reinaldo. Carne ou afecto: fronteiras entre Merleau-Ponty e Deleuze-Guattari. <https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/viewFile/21513/19589> Curitiba: Dois Pontos, Vol. 8, n.2, p.99-130, 2011

KANDINSK, W. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2004

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Editora Perspectiva. 2003

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2011

MOUTINHO, L. O sensível e o inteligível: Merleau-Ponty e o problema da racionalidade. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-512X2004000200005&lng=en&nrm=iso> Kriterion vol. 45 nº 110. Belo Horizonte, 2004

MOUTINHO, L. De Merleau-Ponty a Barbaras. <https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2012.89468> Cadernos Espinosianos XXVII, 2015

SOUSA, Tiago de Jesus. A pintura de Paul Cézanne como expressão de presença em Merleau-Ponty. <https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14117> 25/07/2018. 122 páginas. Dissertação de mestrado. Mestrado em Filosofia Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018

VERÍSSIMO, Danilo Saretta. Percepção e impercepção: a experiência sensível na tradição fenomenológica. Psicol. Pesq., Juiz de Fora , v. 8, n. 2, p. 211-220,dez. Disponível em<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472014000200010&lng=pt&nrm=iso> 2014.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-16

Como Citar

Tiago de Jesus Sousa. (2020). O espírito encarnado: expressão e transcendência na obra de Paul Cézanne. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(esp), p.111–122. https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56745