O espírito encarnado: expressão e transcendência na obra de Paul Cézanne

Autores

  • Tiago de Jesus Sousa

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56745

Palavras-chave:

Espírito, carne, mundo, ser, pintura

Resumo

Nesse artigo nos propomos pensar a noção de espírito encarnado em Merleau-Ponty e a pintura de Paul Cézanne em contato direto com o mundo bruto e vertical, o que proporciona, a partir da criação, o contato com o ser e sua possibilidade de transcendência pela expressão. Essa discussão considera a possibilidade de pensar uma nova via de investigação filosófica que tome como modelo a pintura e a transcendência da obra de Cézanne, de modo que a filosofia se assente no solo prévio de todo conhecimento que é a própria expressão do ser e se configure enquanto latência e abertura.

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Biografia do Autor

Tiago de Jesus Sousa

Professor do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas – Campus Médio Solimões.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-16

Como Citar

Tiago de Jesus Sousa. (2020). O espírito encarnado: expressão e transcendência na obra de Paul Cézanne. Aufklärung: Journal of Philosophy, 7(esp), p.111–122. https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56745