Sobre as inconsistências da ideia de Deus na filosofia de Diderot

Autores

  • Otacílio Gomes da Silva Neto Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56748

Palavras-chave:

Deus, antidogmatismo, política, moral

Resumo

O objetivo desse trabalho é o de investigar as inconsistências da ideia de Deus numa perspectiva política e moral conforme o pensamento de Diderot. Para isso, partiremos de uma análise que evidencia as possibilidades de interpretação da obra do enciclopedista baseada em Romano (1996), Grosrichard (1996) e Souza (2002), ressaltando o perfil antidogmático e eclético da sua produção intelectual. Em seguida, apresentaremos a ideia de Deus enfatizada em seu aspecto político conforme os “Pensamentos filosóficos” (1762). Posteriormente, trataremos da ideia de Deus interpretada no plano moral fundamentada no “Suplemento à viagem de Bougainville” (1772). Concluiremos o trabalho questionando os fundamentos de uma civilização baseada em determinada crença religiosa, assim como contestaremos aqueles que defendem uma civilização arraigada ao secularismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otacílio Gomes da Silva Neto, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do Departamento de filosofia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Doutor em filosofia na área de concentração em Ética e Filosofia Política pelo Programa Integrado de Doutorado em Filosofia – UFPE-UFPB-UFRN.

Referências

DIDEROT, Denis. Irreligioso. Tradução: Newton Cunha e J. Guinsburg. In: ____. Diderot – Obras VI. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DIDEROT, Denis. Obras Filosóficas. Rio de Janeiro: Estrela de Ouro, 1967.

DIDEROT, Denis. O sobrinho de Rameau. Tradução: J. Guinsburg. In: ____. Diderot – Obras III. São Paulo: Perspectiva, 2006.

DIDEROT, Denis. Suplemento à viagem de Bougainville ou diálogo entre A e B sobre o inconveniente de atribuir idéias (sic) morais a certas ações físicas que não as comprovam. Tradução: J. Guinsburg. In: ____. Diderot – Obras II. São Paulo: Perspectiva, 2000.

DIDEROT, Denis. Supplément au Voyage de Bougainville ou Dialogue entre A et B sur l’inconvénient d’attacher des idées Morales à certaines actions physiques qui n’en comportent pas. Paris: Gallimard, 2002.

ROMANO, Roberto. Silêncio e ruído: a sátira em Denis Diderot. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Cartas escritas da montanha. Tradução: Maria Constaça Peres Pissarra e Maria das Graças de Souza. São Paulo: Unesp, 2006.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Resposta ao rei da Polônia. 3. ed. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Nova Cultural, 1983 (Os Pensadores).

RUZZA, Antonio. Em nome das luzes: um desafio à religião. São Paulo: Anablume, 2012.

SOUZA, Maria das Graças de. Natureza e Ilustração: sobre o materialismo de Diderot. São Paulo: UNESP, 2002.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-16

Como Citar

Silva Neto, O. G. da . (2020). Sobre as inconsistências da ideia de Deus na filosofia de Diderot. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(esp), p.135–146. https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56748