Totalitarismo, gnosticismo e pneumopatologia: um estudo a partir da filosofia de Eric Voegelin

Autores

  • Rodolfo Rodrigues Medeiros
  • Galileu Galilei Medeiros de Souza Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56750

Palavras-chave:

Gnosticismo, Pneumopatologia, Totalitarismo

Resumo

Esse artigo contém discussões a respeito da análise promovia pelo filósofo alemão Eric Voegelin (1901-1985) acerca dos fatores que contribuíram para a insurreição dos movimentos totalitários. Na ótica voegeliniana, o fundamento do surgimento e adesão a esses movimentos deve ser procurado não só nas formas e instituições político-jurídicas, mas em aspectos associados a fatores espirituais, como o secularismo moderno e o “estado de espírito” dos cidadãos atraídos pelos totalitarismos. A problemática que permeia este trabalho gira em torno da seguinte questão: que condições favoreceram o advento dos movimentos totalitários? A hipótese desenvolvida baseia-se na ideia de que os valores, concepções e ideais gnósticos influenciaram os fundamentos ideológicos dos regimes totalitários e contribuíram para a “decadência ou desordem espiritual” dos indivíduos envolvidos pelos referidos movimentos. Essa desordem espiritual é uma espécie de enfermidade intelectual e ética que Voegelin denomina de pneumopatologia, uma doença do espírito. As reflexões e discussões que fundamentam esta empresa serão promovidas por meio de revisão bibliográfica, tendo como referências principais as obras A Nova Ciência da Política e Hitler e os Alemães. O intento deste artigo é compreender os fatores espirituais que acabaram contribuindo para a ascensão dos regimes totalitários, centrando a análise no fenômeno da peneumopatologia como um dos elementos condicionantes da adesão aos movimentos citados, por ceder às condições que favoreceram a manipulação ideológica totalitária. O trabalho será assim disposto: a discussão inicial apresentará as reflexões referentes ao gnosticismo, almejando evidenciar a influência de símbolos, concepções e ideias das religiões de credo imanentista na insurgência dos movimentos totalitários; no ponto posterior dar-se-á a exposição das discussões dedicadas às características da “enfermidade espiritual” que afetou os indivíduos seduzidos pelos movimentos totalitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Rodrigues Medeiros

Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Caicó.

Galileu Galilei Medeiros de Souza, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto IV e Coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN/Campus Caicó.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Edição revisada e ampliada. Trad. Alfredo Bosi; Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 1014 p.

ADLER, Mortimer J.; DOREN, Charles Van. Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente. São Paulo: É Realizações, 2010. 430 p.

ARISTÓTELES. Metafísica. Vol. II. São Paulo: Loyola, 2002. 577p.

FARÍAS, Victor. Heidegger e sua herança: o neonazismo, o neofascismo e o fundamentalismo islâmico. São Paulo: É Realizações, 2017. 262 p.

FAYE, Emmanuel. Heidegger: a introdução do nazismo na filosofia. São Paulo: É Realizações, 2015. 605 p.

FEDERECI, Michael P. Eric Voegelin: a restauração da ordem. Trad. Elpídio Mário Dantas Fonseca. São Paulo: É Realizações, 2011. 215 p.

FERGUSON, Sinclair B.; WRIGHT, David F. Novo Dicionário de Teologia. São Paulo: Hagnos, 2009. 1223 p.

LOBACZEWSKI, Andrew. Ponerologia: Psicopatas no poder. Campinas: Vide Editorial, 2014. 298p.

ORTEGA Y GASSET, José. O que é filosofia? Campinas: Vide Editorial, 2016. 291p.

PLATÃO. Teeteto. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. 322p.

RUSSELL, Bertrand. History of Westerns Philosophy. Traduzione italiana di Luca Pavolini: Storia della Filosofia Occidentale. Milano: TEA, 1991. 816p.

SANDOZ, Ellis. A Revolução Voegeliniana: uma introdução biográfica. Trad. Elpídio Mário Dantas Fonseca. São Paulo: É Realizações, 2010. 398 p.

VOEGELIN, Eric. A Nova Ciência da Política. 2ª ed. Trad. José Viegas Filho. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982. 187 p.

VOEGELIN, Eric. Anamnese. Da teoria da história e da política. Trad. Elpídio Mário Dantas Fonseca. São Paulo: É Realizações, 2009a. 543 p.

VOEGELIN, Eric. As Religiões Políticas. Trad. Teresa Marques da Silva. Lisboa: Vega Limitada, 2002. 97 p.

VOEGELIN, Eric. Ciencia, Política y Gnosis. In: ______. El asesinato de Dios y otros escritos políticos. Buenos Aires: Hydra, 2009b. p. 69-123.

VOEGELIN, Eric. Hitler e os Alemães. Trad. Elpídio Mário Dantas Fonseca. São Paulo: É Realizações, 2007a. 367 p.

VOEGELIN, Eric. Reflexões Autobiográficas. Trad. Maria Inês de Carvalho. São Paulo: É Realizações, 2007b. 190 p.

WEBB, Eugene. Eric Voegelin: philosopher of history. Washington: University Of Washington Press, 2014 (Kindle).

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-16

Como Citar

Medeiros, R. R. ., & Souza, G. G. M. de. (2020). Totalitarismo, gnosticismo e pneumopatologia: um estudo a partir da filosofia de Eric Voegelin. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(esp), p.161–174. https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56750