O Conceito de Má consciência na Filosofia de Nietzsche versus o Conceito de Superego na Metapsicologia de Freud

Autores

  • Alessandra Uchôa Sisnando Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Italo de Azevedo Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56771

Palavras-chave:

Nietzsche, Freud, Má-Consciência, Superego, Recalque

Resumo

O presente trabalho tem o escopo de realizar uma comparação dos raciocínios que levaram à cunhagem de dois conceitos próximos: a Má Consciência, conforme descrita na obra Genealogia da Moral, de Friedrich Nietzsche; e o Supereu de Sigmund Freud, levando em conta sua obra Mal-Estar da Civilização (Cultura). Um dos elementos de aproximação entre os dois autores é o seguinte raciocínio: por conta de uma instância exterior a si mesmo, o homem desenvolveria uma tendência interior à autocontenção e à autoflagelação. Esta tendência seria uma propriedade adoecedora, contra a qual Nietzsche e Freud se sublevam. Em Nietzsche, esta autocensura é a má consciência: um sentimento de culpa que se abate sobre os homens pelo fato deles quererem exercer a sua força. O prazer instintual, animalesco e humano, uma vez amordaçado pelas leis da comunidade, pela responsabilidade, termina resultando na má consciência. Em Freud, o sujeito deve, em função do benefício da vida comunitária, moderar suas ambições de fruição do prazer. Ou seja, uma contenção que inicialmente era exterior e social, é internalizada e passa a compor a estrutura da mente do sujeito em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Uchôa Sisnando, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Filosofia pela . Professora efetiva de Filosofia Política da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Aleuchoa7@gmail.com.

Italo de Azevedo Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-Graduado em Ensino da Filosofia pela FAINTVISA – Espaço Contemporâneo. Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

 

Referências

DINIZ, Almachio. O Super-Homem (O fundamento evolucionista do übermensch de Frederich Nietzsche). Cadernos Nietzsche, São Paulo, volume 36, número 2, p. 123-142, Dez. 2015.

FREUD, Sigmund. O Mal-Estar na Civilização (tradução Paulo César de Souza). 1ª Edição. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011. 96 páginas.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o Inconsciente. 24ª Edição. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 240 páginas.

GONÇALVES, Luiz Felipe Xavier. Genealogia do Estado e do Direito em Nietzsche. 20-Fev-2019. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Filosofia, Departamento Filosofia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

ITAPARICA, André Luis Mota. “Darwin e Nietzsche: natureza e moralidade”. In: BARRANECHEA, Miguel Angel de; FEITOSA, Charles; PINHEIRO, Paulo; SUAREZ, Rosana. Nietzsche e as ciências. 1ª Edição. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011. 360 páginas.

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: Uma Polêmica (tradução de Paulo César de Souza). 1ª Edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. 162 páginas.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Sisnando, A. U., & Gomes, I. de A. (2020). O Conceito de Má consciência na Filosofia de Nietzsche versus o Conceito de Superego na Metapsicologia de Freud. Aufklärung: Revista De Filosofia, 7(esp), p.125–132. https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56771