Uma leitura fenomenológica do Livro X, 5-7 das Confissões de Agostinho: O saber de si mesmo, a “objetualidade” divina e a natureza da alma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v8i1.57580

Palavras-chave:

conhecimento, divino, alma, fenomenologia, idade média

Resumo

O artigo se concentra na apropriação fenomenológica realizada por Martin Heidegger dos capítulos primeiro ao sétimo do Livro X das Confissões de Agostinho, correspondendo ao § 8 (“A introdução ao livro X”) da preleção friburgense do semestre de verão de 1921 intitulada “Agostinho e o Neoplatonismo”[1]. No presente parágrafo da preleção Heidegger discorre sobre quatro aspectos da confissão-louvor de Agostinho: 1º) O motivo do confiteri diante de Deus e diante dos homens (Confessiones, X,1-4); 2º) O saber relativo a si mesmo no contexto do abismo da consciência humana (Conf. X,5); 3º) A “objetualidade” de Deus não é acessada originariamente a partir da perspectiva grega dos atributos divinos (Conf. X,6); 4º) A essência da alma recebe sua vida do próprio Deus, o qual a “ultrapassa”. Daí a confissão: “quem é Aquele que está cima do cume de minha alma?” (Conf. X,7). Na minha leitura destacarei somente os três últimos aspectos com base na leitura que Heidegger faz do ser da vida de Agostinho de Hipona sob a ótica do sentido de realização da vida como fenômeno originário. Confessar tanto sobre o que sabe a respeito de si mesmo (Selbst) como também o que ignora sobre si mesmo e, ao mesmo tempo, tornar-se uma questão para si mesmo só faz sentido com base na conexão concreta da experiência fática do si, no existir próprio autêntico. Na atitude da busca agostiniana de Deus e de si mesmo, Heidegger entrevê uma pulsão fenomenológica quando ele fala sobre Deus sob a perspectiva da realização (Vollzug), isto é, na dinâmica existencial do quaerere Deum.  Enfim, a ambiguidade do percurso de Agostinho é explorada por Heidegger ora com base em uma interpretação objetivante em razão da influência da metafísica grega (Deus como objeto de fruição [fruitio Dei]), ora a partir de uma abordagem histórico-existencial com base na vida fática.   

[1] M. HEIDEGGER, Augustin und der Neuplatonismus (SS 1921), In: Phänomenologie des religiösen Lebens (GA 60). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1995 (22011), 159-298.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bento Silva Santos, Professor Titular, Departamento de Filosofia Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Filosofia pela PUC-RIO, Professor Associado no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 02, do CNPq.

 

Referências

ARDOVINO, A. Heidegger. Esistenza ed effettività. Dall'ermeneutica dell'effettività all'analitica esistenziale (1919-1929). Milano: Guerini e Associati,1998.

ARRIEN, S.-J. & CAMILLERI, S. (éd.), Le jeune Heidegger 1909-1926. Paris: J. Vrin, 2011.

ARRIEN, S.-J. L’inquiétude de la pensée. L’herméneutique de la vie du jeune Heidegger (1919-1923).Paris: PUF, 2014.

ARRIEN, S.-J. Vie et histoire. Heidegger 1919-1923, Philosophie (Paris/Minuit) 69 (2001) 51-52.

ARRIEN, S.-J. S.-J. ARRIEN, Foi et indication formelle. Heidegger, lecteur de saint Paul (1920-1921), in ARRIEN, S.-J. & CAMILLERI, S. (éd.) (2011), 155-172.

BANCALARI, S. Logica dell’epochè. Per un’introduzione alla fenomenologia della religione. Pisa: Edizioni ETS, 2015.

BARASH, J.A. Theology and the Historicity of Faith in the Perspective of the Young Martin Heidegger, in McGRATH, S.J. & WIERCINSKI, A. (2010), 93-113.

BARBARAS, R. Introduction à une phénomènologie de la vie. Paris: Vrin,2008.

BREJDAK, J. Philosophia crucis. Heideggers Beschäftigung mit dem Apostel Paulus. Peter Lang: Frankfurt am Main,1996.

BUBEN, A. Meaning and Mortality in Kierkegaard and Heidegger. Origins of the Existential Philosophy of Death. Evanston: Northwestern University Press, 2016.

CAMILLERI, S. Phénoménologie de la religion et herméneutique théologique dans la pensée du jeune Heidegger. Dordrecht: Springer,2008.

CAMILLERI, S. Heidegger et les grandes lignes d’une phénoménologie herméneutique du christianisme primitif. Dordrecht: Springer,2017.

CAMPBELL, S.M. The Early Heidegger’s Philosophy of Life. Facticity, Being, and Language. New York: Fordham University Press, 2012.

CARBONE, G. La questione del mundo nei primi corsi friburghesi di Martin Heidegger. Milano: Mimesis Edizioni,2017.

CROWE, B.D. Heidegger’s Religious Origins. Destruction and Authenticity. Indiana: Indiana University Press,2006.

CROWE, B.D. Heidegger’s Phenomenology of Religion. Realism and Cultural Criticism. Bloomington / Indianapolis: Indiana University Press,2008.

FISCHER, M. Religiöse Erfahrung in der Phänomenologie des frühen Heidegger. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht,2013.

FRAZZI, S. Religiöses Leben und philosophische Selbstbestimmung. Die Luther’sche Beitrag zur Entwicklung der Philosophie des jungen Heideggers. Würzburg: Ergon Verlag,2018.

GANDER, H.-.H. Selbstverständnis und Lebenswelt. Frankfurt am Main: V. Klostermann,2001.

GANDER, H.-.H. Phänomenologie im Übergang. Zu Heideggers Auseinandersetzung mit Husserl. In: DENKER, A.; GANDER, H.-H. & ZABOROWSKI, H. (Herausgegeben von), Heidegger und die Anfänge seines Denkens. Heidegger-Jahrbuch 1.München: Verlag Karl Alber,2004, 294-306.

GANDER, H.-.H. Phänomenologie der Lebenswelt: Husserl und Heidegger, In: FIGAL, G. & GANDER, H.-H (Hrsg. von), Heidegger und Husserl. Neue Perspektiven. Frankfurt am Main:Vittorio Klostermann,22013, 137-158.

GERHARD, Ruff, Am Ursprunf der Zeit. Studie zu Martin Heideggers phänomenologischem Zugang zur christlichen Religion in den ersten “Freiburger Vorlesugen”, Berlin: Duncker & Humblot,1997.

GREISCH, J. L’Arbre de vie et l’Arbre du savoir. Les racines phénoménologiques de l’herméneutique heideggerienne (1919-1923).Paris: Cerf,2000.

KISIEL, T. The Genesis of Heidegger’s “Being and Time”. Berkeley/Los Angeles/London: University California Press,1993.

KISIEL, T. L’indication formalle de la facticité: sa genèse et sa transformation, in COURTINE, J.-F. (éd.). Heidegger 1919-1929. Paris: J. Vrin,1996, 205-219.

KISIEL, T. Note for a Work on the ‘Phenomenology of Religious Life’ (1916-1919), in McGRATH, S.J. & WIERCINSKI, A. [ed.], A Companion to Heidegger’s Phenomenology of Religious Life. Amsterdam & New York: Rodopi, 2010, 309-328.

KIM, In-Suk, Phänomenologie des faktischen Lebens. Heideggers formal anzeigende Hermeneutik (1919-1923), Frankfurt/M. Berlin, Bern, New York, Paris, Wien: Peter Lang, 1998.

McGRATH, S.J. Heidegger and Medieval Philosophy. A Phenomenology for the Godforsaken, Washington D.C.: American Catholic Press,2006.

McGRATH, S.J. & WIERCINSKI, A. (ed.), A Companion to Heidegger’s Phenomenology of Religious Life. Amsterdam & New York: Rodopi, 2010.

MBIMBI MBAMBA, J.-C. La phénoménologie de la religion du jeune Heidegger et sa signification pour la théologie.Peter Lang: Frankfurt am Main,2012.

QUESNE, Ph. Les Recherches philosophiques du jeune Heidegger. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers,2003.

RUOPPO, Anna Pia, Vita e metodo nelle prime lezioni friburghesi di Martin Heidegger (1919-1923). Firenze: Di Marco.Le Cáriti,2008.

SAVARINO, L. Heidegger e il cristianesimo (1916-1927). Napoli: Liguori Editore,2001.

SERBAN, C. Phénoménologie de la possibilité : Husserl et Heidegger. Paris: PUF, 2016.

SOMMER, Ch. Heidegger, Aristote, Luther. Paris: PUF,2005.

STAGI, P. Der faktische Gott. Selbstwelt und religiöse Erfahrung beim jugen Heidegger. Würzburg: Königshausen & Neumann,2007.

SURACE, V. L' inquietudine dell'esistenza. Le radici luterane dell'ontologia della vita di Martin Heidegger. Milano: Mimesis,2014

VAN BUREN, J. The Young Heidegger Rumor of the Hidden King. Bloomington-Indianapolis: Indiana University Press, 1994.

VILLEVIEILLE, L. Heidegger, de l'indication formelle à l'existence, Bulletin d'analyse phénoménologique IX/5 (2013) 1-96.

VICARI, D. Ontologia dell'esserci. La riproposione della "questione dell'uomo" nello Heidegger del primo periodo friburghese. Zamorani: Torino,1996.

WIERCINSKI, A. Heidegger’s Atheology: The Possibility of Unbelief, in McGRATH, S.J. & WIERCINSKI, A. (ed.) (2010), 149-178.

ZABOROWSKI, H. A “Genuinely Religiously Orientated Pesonality”: Martin Heidegger and the Religious and Theological Origins of this Philosophy, in McGRATH, S.J. & WIERCINSKI, A. (2010), 3-19.

ZACCAGNINI, M. Christentum des Endlichkeit. Heideggers Vorlesungen: Einleitung in die Phänomenologie der Religion. Münster/Hamburg/London: LIT Verlag,2003.

ZAHAVI, D. Comment examiner la subjectivité? À propos de la réflexion: Natorp e Hiedegger, in ARRIEN, S.-J. & CAMILLERI, S. (éd.). (2011), 95-118.

ZEAMI, G. La conversione del pensiero. L'etica cristiana originaria nelle frühe Freiburger Vorlesungen de Martin Heidegger. Genova: Il Melangolo,2010.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Santos, B. S. (2021). Uma leitura fenomenológica do Livro X, 5-7 das Confissões de Agostinho: O saber de si mesmo, a “objetualidade” divina e a natureza da alma. Aufklärung: Revista De Filosofia, 8(1), p.11–22. https://doi.org/10.18012/arf.v8i1.57580

Edição

Seção

Artigos