Incentivos, estrutura básica e comunidade de justificação: a crítica de Cohen a Rawls revisitada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v8i2.58316

Palavras-chave:

Rawls; Cohen; incentivos; princípio da diferença; estrutura básica; comunidade de justificação

Resumo

O artigo se ocupa de dois argumentos usados por Gerald Cohen em sua crítica à justiça dos incentivos que, segundo a interpretação mais comum, são admitidos pela concepção de justiça de John Rawls – em particular, pelo princípio da diferença. Um desses argumentos é o que Cohen antecipa em resposta à objeção da estrutura básica, a objeção de acordo com a qual a crítica aos incentivos esbarra no limite que o próprio Rawls impõe à aplicabilidade dos princípios da justiça como equidade. O outro argumento apela para o ideal de uma comunidade de justificação a fim de defender uma interpretação do princípio da diferença incompatível (ao menos na maioria dos casos) com incentivos. A tese do artigo é a de que ambos os argumentos falham; o primeiro, porque não há incongruência em postular que uma concepção de justiça se aplique a estruturas ou regras sociais não coercivas, mas não aos comportamentos individuais que constituem essas estruturas; o segundo, porque pressupõe uma concepção de justiça formalmente diferente da de Rawls.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Martins Zanitelli, Universidade Federal de Mnas Gerais - UFMG

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Professor Adjunto na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mnas Gerais, UFMG.

Referências

COHEN, Gerald A. (2008). Rescuing justice and equality. Cambridge, MA: Harvard University Press.

ESTLUND, David (1998). Liberalism, equality, and fraternity in Cohen’s critique of Rawls. Journal of Political Philosophy, v. 6, n. 1, pp. 99-112.

HART, Herbert L. A. (1994). The concept of law. 2ed ampl. Oxford: Oxford University Press.

RAWLS, John (1999). A theory of justice. 2ed. rev. Cambridge, MA: Belknap Press.

RAWLS, John (2001). Justice as fairness: a restatement. Cambridge, MA: Belknap Press.

WALDRON, Jeremy (1981). A right to do wrong. Ethics, v. 92, pp. 21-39.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-27

Como Citar

Martins Zanitelli, L. (2021). Incentivos, estrutura básica e comunidade de justificação: a crítica de Cohen a Rawls revisitada. Aufklärung: Journal of Philosophy, 8(2), p.45–58. https://doi.org/10.18012/arf.v8i2.58316

Edição

Seção

Artigos