A Vida da Mente: sistemas de funcionamento do encéfalo, meditação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.61289

Palavras-chave:

Espírito, Mente, Corpo, Funcionamento do Encéfalo, Meditação

Resumo

O artigo apresenta uma abordagem filosófica sobre ‘a Vida da Mente’ e tem como principal objectivo de descrever o percurso e o ciclo de Vida da Mente, para tal recorreu-se a pesquisa bibliográfica e a reflexões pessoais. O estudo permitiu compreender que, a Mente constitui a segunda entidade do Organismo Humano que emerge do Espírito para o servir, no princípio a Mente encontra-se ligada ao Espírito e contempla o mundo com alegria, mas pelo desejo desliga-se do Espírito passando a experimentar o bem e o mal e a preocupar-se com a sua própria existência separada do Espírito o que culmina com um medo que a faz voltar a se ligar e a se dissolver completamente no Espírito onde finalmente encontra a verdadeira felicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amâncio Maurício Xavier Rêgo, Universidade Pedagogica de Moçambique

Professor no Departamento de Psicologia e Pedagogia da Universidade Púnguè em Manica. Mestre em Gestão e Administração da Educação pela Universidade Católica de Moçambique. Investigador de matérias sobre Educação e Espiritualidade.

Referências

Referências Bibliográficas

ALENCAR, Fábio Rapello; MOREIRA, Nelson Brito. Meditação, técnicas para evitar o stress, ter mais saúde, encontrar a paz e ser mais feliz. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Tama Ltda suma económica. 1999.

ANÓNIMO. Escritos de Wu Hsin projeto luz do oriente. 1ª Edição. 2018.

BHAJAN, Yogi; KHALSA, Gurucharan Singh. A mente: suas projecções e múltiplas facetas. Laís Maria V. P. Moreira, Serkoui Djanian e Vera Franco. São Paulo: Editora Gobinde. 2011.

BÍBLIA. Português. Nova Versão Internacional (NVI). São Paulo: Editora Vida. 2001.

FREITAS, Mário; LIMA, Jorge. Ciências da natureza 7ᵒ ano de escolaridade. 2ª Edição. Lisboa: Edições ASA. 1990.

PARAMANANDA, swami. Princípios e Propósito da Vedanta. 1910. Disponível em: https://estudantedavedanta.net/Principios_e_Proposito_da_Vedanta.pdf. Acesso em: 08 de Outubro de 2021.

RAMANAN, V.S. Quem sou eu? Os ensinamentos de Bhagavan Sri Ramana Maharshi. 24ª Edição. Centros de Retiro Karuna. Portugal. 2015.

RÊGO, Amâncio Maurício Xavier. Educação: conceitos, finalidades e modalidades. Scientia cum Industria. 6(1) (2018) 38-47.

ROQUE, Mercês; CASTRO, Adalmiro. Biologia 12º ano de escolaridade. 1º Volume. Lisboa: Porto Editora Lda. 1983.

ROQUE, Mercês; CASTRO, Adalmiro. Biologia 12º ano de escolaridade. 2º Volume. Lisboa: Porto Editora Lda. 1983.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-10

Como Citar

Rêgo, A. M. X. (2022). A Vida da Mente: sistemas de funcionamento do encéfalo, meditação. Aufklärung: Revista De Filosofia, 9(1), p.127–146. https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.61289

Edição

Seção

Artigos