Situação Limite do Analista: Uma crítica Sartreana a psicanálise em L'homme au Magnétophone

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.61877

Palavras-chave:

fenomenologia existencial, psicanálise existencial, empatia

Resumo

O presente artigo tem como intento desenvolver a possibilidade de pensarmos uma situação limite na relação analisando/analista através de uma análise do artigo L'homme au Magnétophone contido na obra Situations IX: Mélanges de Jean-Jacques Abrahams. Nesse texto, publicado na revista Le Temps Moderns, apresenta-se um caso controverso onde um analisando (“A”) estava frustrado com seu analista (“Dr. X”) pois, depois de 18 anos de análise, a promessa da cura ainda não tinha sido alcançada. Durante o embate, “A” acusa Dr. X de, ao longo de sua análise, ter instituído controle sobre sua vida e que ao invés de curá-lo apenas agravou as “loucuras” que buscava tratar. Para o debate traremos a obra sartreana, com enfoque no projeto da psicanálise existencial, proposta sartreana de revisão da psicanálise; a má-fé, estrutura autorreferenciada que pode ser vista como uma “mentira íntima”; as violências das condutas intersubjetivas na relação analisando/analista e os limites desta relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Rodstein Rodrigues, Universidade do Vale do Paraíba

Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente é coordenador do curso de graduação em História da Universidade do Vale do Paraíba. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fenomenologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, filosofia francesa, psicanalise e existencialismo. E-mail para contato: diegorods@univap.br

Referências

Barata, A. (2008) O outro e a relação: O contributo da fenomenologia da intersubjectividade. In: Phainomenon, Lisboa, v. Primavera/Outono, n. 16/17, p. 295-314.

Cannon, B. (1991). Sartre and psychoanalysis: An existential challenge to clinical metatheory. Lawrence, KS. University of Kansas Press. Fairbairn, WRD

Fujiwara. G. (2018). Da Ontologia Fenomenológica à Psicanálise & Biografias Existenciais: o Si como Nervura dos Conflitos (Tese de Doutorado). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, SP, Brasil.

Gorz, A. (2005) Authenticité et valeur dans la première philosophie de Sartre. Les Temps Modernes: Notre Sartre, 1(632-633-634), 626-668.

Moura. C, E. (2017) Psicanálise Existencial, Existencialismo e História: a dimensão sócio-material e a autenticidade no processo da construção de si. Curitiba: Editora CRV.

Sartre, J.P. (1972) Situations, IX. Mélanges. Paris: Gallimard.

Sartre, J.P (1976) Situations, X. Politique et autobiographie. Paris: Éditions Gallimard.

Sartre, J.P. (1997) O Ser e o Nada. Petrópolis: Vozes.

Sartre, J.P. (2005) A Náusea. 12.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-10

Como Citar

Rodstein Rodrigues, D. (2022). Situação Limite do Analista: Uma crítica Sartreana a psicanálise em L’homme au Magnétophone. Aufklärung: Revista De Filosofia, 9(1), p.171–182. https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.61877

Edição

Seção

Artigos