O nome e o ato de nomear: o reconhecimento do outro em Benjamin e Levinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.61897

Palavras-chave:

Nome, linguagem, totalização, reconhecimento

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir acerca do nome e do ato de nomear. A reflexão a respeito desses dois pontos se dá em duas perspectivas: em um primeiro momento, procuraremos mostrar que nomear significa reconhecer e que possuir um nome é possuir uma identidade. Para esse momento Benjamin será fundamental. Em um segundo momento pretendemos mostrar que o nome pode vir a ser um elemento totalizador da identidade na medida em que a significação que o acompanha tende a ser vista como a significação total daquele que o possui. Levinas será fundamental nesse momento, sobretudo para mostrar que, muitas vezes, diante do possível elemento totalizador do nome, o ato de nomear se mostra mais importante de o próprio nome.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovan Longo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Bolsista CAPES.

Referências

BENJAMIN, Walter. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem do homem. In. BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. Trad. Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. Rio de Janeiro: Duas cidades; Editora 34. p. 49-74.

BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta:ensaios para uma filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.

FRANCO JR, Hilário. O poder da Palavra: Adão e os Animais na Tapeçaria de Gerona. In. FRANCO JR, Hilário. A Eva barbada:ensaios de mitologia medieval. São Paulo: Editora USP, 2010. p. 105-120.

LEVINAS, Emmanuel. De otro modo que ser o más allá de la esencia.Trad. Antonio Pintor Ramos. Salamanca: Sígueme, 2011.

LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Trad. José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 2016, p. 32.

SOUZA, Ricardo Timm. Ética do escrever: Kafka, Derrida e a Literatura como crítica da violência. Porto Alegre: Zouk, 2018.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-10

Como Citar

Longo, G. (2022). O nome e o ato de nomear: o reconhecimento do outro em Benjamin e Levinas. Aufklärung: Revista De Filosofia, 9(1), p.55–66. https://doi.org/10.18012/arf.v9i1.61897

Edição

Seção

Artigos