Negatividade e Autolimitação: aproximações entre a cabala e a filosofia hegeliana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v9iesp.62094

Palavras-chave:

Cabala, Dialética, Isaac Luria, Hegel, Negatividade

Resumo

Pretende-se, neste trabalho, realizar aproximações entre dimensões da mística judaica, em especial da escola luriana, e a filosofia romântica idealista alemã, sobretudo em Hegel, tendo por pano de fundo a perspectiva de estabelecer um conjunto de paralelismos que possam dar conta de compreender adequadamente a importância e fascínio que a mística judaica exerceu sobre parcela significativa da intelectualidade judaica da Europa Central na virada do século XIX para o século XX. Parte-se de considerações críticas da obra de Michael Löwy, intitulada Redenção e Utopia, na qual o referido autor estabelece importantes investigações, que, embora limitadas, a nosso ver, sugerem a possibilidade latente de uma investigação de maior profundidade. O presente artigo visa especificamente perceber e expor paralelismos e a importância de negatividade, enquanto elemento constitutivo fundamental e comum no movimento de pensamento das duas configurações culturais em jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airan Milititsky Aguiar, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Mestre e Licenciado em História (PUCRS), Bacharel em Ciências Sociais - UFRGS.

Ricardo Timm de Souza, PUCRS

Doutor em Filosofia pela Albert-Ludwigs-Universitaet (Alemanha). Professor e pesquisador dos Programas de Pós-graduação em Filosofia e Letras (Escrita Criativa) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

Referências

ADORNO, Theodor W. Correspondencia 1939-1969 / Theodor W. Adorno; Scholem, Gershom. Buenos Aires: Cadencia, 2016.

ADORNO, Theodor. Prismas – crítica cultural e sociedade. São Paulo, Ática, 1998.

BAVARESCO, Agemir; IBER, Christian; LARA, Eduardo Garcia. Alienação, Exteriorização e Reflexão em Hegel e Marx. Philosophica, 54, Lisboa, 2019, p.102. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/17142/2/Alienacao_Exteriorizacao_e_Reflexao_em_Hegel_e_Marx.pdf. Acesso em: 25 nov. 2021.

BENJAMIN, Walter; SCHOLEM, Gershom. Correspondência. São Paulo: Perspectiva, 1993.

BIALE, David. Cabala e Contra-história: Gershom Scholem. São Paulo: Perspectiva, 2004.

EBAN, Abba, A história do povo de Israel. Rio de Janeiro: Bloch, 1973.

ERIKSEN, Trond Berg. Os judeus em Espanha. In: ERIKSEN, Trond Berg; HARKET, Hakon; LORENZ, Einhart. História do antissemitismo. Lisboa: Edições 70, 2010.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Ciência da Lógica 2. A doutrina da Essência. Tradução Christian Iber e Federico Orsini. Petrópolis: Vozes, 2017.

LÖWY, Michael. Redenção e utopia: o judaísmo libertário na Europa Central, um estudo sobre afinidade eletiva. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

SCHOLEM, Gershom. A Cabala e Seu Simbolismo. São Paulo: Perspectiva, 2006.

SCHOLEM, Gershom. As Grandes Correntes da Mística Judaica. São Paulo: Perspectiva, 1995.

SCHOLEM, Gershom. Cabala. Rio De Janeiro: Koogan, 1989.

SCHOLEM, Gershom. Conceptos Básicos del Judaísmo: Dios, Creación, Revelación, Tradición, Salvación. Madrid: Trotta, 2008.

SCHOLEM, Gershom. Sabatai Tzvi: o messias místico I. São Paulo: Perspectiva, 1995.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-03

Como Citar

Milititsky Aguiar, A., & Timm de Souza, R. (2022). Negatividade e Autolimitação: aproximações entre a cabala e a filosofia hegeliana. Aufklärung: Revista De Filosofia, 9(esp), p.33–44. https://doi.org/10.18012/arf.v9iesp.62094