Ontologia dos valores e o estado fiscal em crise: Fundamentos jurídicos
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v10i2.62233Palavras-chave:
Filosofia do direito, Direito Tributário, Teoria dos valores, Estado fiscal, Custos dos direitosResumo
A partir da tributação como elemento em comum das crises econômica e fiscal na pandemia de COVID-19, o trabalho aborda a função do tributo no Estado Fiscal e apresenta considerações a partir da teoria dos valores que possam indicar a solução do conflito estabelecido. Ao final é apresentado brevemente julgado que enfrenta a problemática, apontando-se a utilização dos elementos trabalhados no texto, concluindo que no embate entre a crise econômica sofrida por alguns empreendimentos e a incidência da tributação, esta se mostra hierarquicamente superior sob o pressuposto de que seja a forma como o Estado carreia recursos para o enfrentamento da crise de saúde pública.
Downloads
Referências
AGUIAR, Tatiana. Os valores jurídicos abstratos e as normas de conteúdo indeterminado da atual LINDB à luz do constructivismo lógico-semântico, no âmbito das relações jurídico-tributárias. In: CARVALHO, Paulo de Barros (coord.). Constructivismo lógico-semântico. Vol. III. São Paulo: Noeses, 2020. p. 685-706.
BECKER, Alfredo Augusto. Teoria geral do direito tributário. 7. ed. São Paulo: Noeses, 2018.
CALIENDO, Paulo. Direito Tributário. Três modos de pensar a tributação. Elementos para uma teoria sistemática do direito tributário. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2009.
CARVALHO, Paulo de Barros. Direito tributário linguagem e método. 7. ed. São Paulo: Noeses, 2018.
CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de direito tributário. 30. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.
COSTA, Regina Helena. Princípio da capacidade contributiva. 4. ed. São Paulo: Malheiros, 2012.
COSTA, Regina Helena. Curso de direito tributário. Constituição e código tributário nacional. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
FERRAZ JR, Tércio Sampaio. Introdução ao estudo do direito. Técnica, decisão, dominação. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
HOLMES, Stephen; SUSTEIN, Cass R. O custo dos direitos: por que a liberdade depende dos impostos. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.
MCNAUGHTON, Charles W. Valores e constructivismo lógico-semântico. In: CARVALHO, Paulo de Barros (coord). Constructivismo lógico-semântico. Vol. III. São Paulo: Noeses, 2020. p. 225-242.
MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.
NABAIS, José Casalta. O dever fundamental de pagar impostos. Contributo para a compreensão constitucional do estado fiscal contemporâneo. Coimbra: Almedina, 2015.
NOHARA, Irene Patrícia; MOTTA, Fabrício. LINDB no direito público. Lei 13.655/2018. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2019.
REALE, Miguel. Filosofia do direito. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
SILVA, José Afonso. Curso de direito constitucional positivo. 25. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.