Discurso epistolar de Auschwitz: para além da cena do discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.v9iesp.64833

Palavras-chave:

Interdiscurso, Cena Discursiva, Nazismo, Auschwitz, Carta

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de trazer discussões ao analisar a história e processo de produção e circulação de documento epistolar em um campo de concentração nazista. Que prática discursiva se mostra nas cartas a partir do cenário vividos pelos protagonistas? Para a nossa investigação lançamos mão dos pressupostos teóricos da Análise de discurso (AD) de Linha Francesa, sobretudo dentro dos postulados dos estudos do Interdiscurso e Cena Discursiva enveredados pelo teórico Dominique Maingueneau; com Eni Orlandi com a obra as formas de silêncio e suas significações; das contribuições de Hannah Arendt sobre as facetas do antissemitismo, do Estado Totalitário Nazista, da ideologia e do terror como forma de governo. Nossa metodologia está pautada no método qualitativo e buscou analisar os mecanismo de controle do discurso estabelecidos pelos campos, bem como esses mecanismos determinavam que condições de produção do discurso seriam possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio de Lima Pacheco, Universidade Federal de Rondônia

Pós-Doutorado em Letras, Linguística e Discurso pela Universidade Estadual do Rio G. do Norte, UERN / Doutor em Filosofia/Metafísica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP. Professor e tradutor: Latim, Grego e Hebraico. Trabalha com as disciplinas em Doutorado e Mestrado: Filosofia da Linguagem, Tópicos da Filosofia Moderna e Medievais.

Plinio Pereira Filho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL/UERN e membro do Grupo de Estudos do Discurso (GRED) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Referências

ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 10. Ed. Tradução de Walter José Evangelista e Maria Laura Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1995.

ARENDT, Hannah. Os limites do Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

ARENDT, H. Da violência. Tradução de Maria Claudia Drummond, São Paulo, Companhia das Letras, 2004

FOUCAULT. M. A história da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro, Graal, 1993.

FOUCAULT. M. “Genealogia e Poder”. In: Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979, p. 176.

FOUCAULT. M. O Sujeito e o Poder.In RABINOW, P.& DREYFUS, H. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária,1995. (p 231-249).

FOUCAULT. M. Em defesa da sociedade. São Paulo, Martins Fontes, 1999

FOUCAULT. M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. 20. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

LE GOFF, J. “Memória”.In: História e Memória. Tradução Bernardo Leitão, et all. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1999, p. 423-483.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 4ª edição. São Paulo: UNICAMP, 2007.

ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 4ª edição. São Paulo: Pontes, 2002.

PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre; et al.. Papel da memória. Tradução e Introdução de José Horta Nunes. Campinas, SP: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Orlandi et al. Campinas: EDUNICAMP, 1988.

PÊCHEUX, M. Terra à vista! Discurso do confronto: o velho e o novo mundo. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes Editora, 1987.

WIENER, A. 64735 From A Name to A Number: A Holocaust Survivor’s Autobiography. Publicado pela Author House: USA, 2007.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-11-15

Como Citar

Pacheco, M. de L., & Filho, P. P. (2022). Discurso epistolar de Auschwitz: para além da cena do discurso. Aufklärung: Revista De Filosofia, 9(esp), p.49–64. https://doi.org/10.18012/arf.v9iesp.64833