DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO PROFISSIONAL NO LINKEDIN: uma análise sob a ótica das redes sociais
Resumo
O termo redes sociais é utilizado para descrever as relações existentes entre as pessoas. Este trabalho teve como objetivo analisar o tipo de informação e o perfil dos usuários em uma rede social com foco em profissionais, o LinkedIn. Apresenta uma revisão de literatura sobre a origem e evolução histórica das redes sociais, dando ênfase às redes sociais profissionais. Para o seu desenvolvimento, utilizou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa e na coleta de dados aplicou-se a técnica de análise de conteúdo. Teve como amostra um grupo de 100 indivíduos cadastrados no Linkedin que compunham a rede social de um dos autores durante o período da pesquisa. Durante a análise, buscou-se verificar a interação informacional dos profissionais da área de ciência da informação e áreas afins. Considerou-se que seria possível identificar a disseminação da informação na rede social e a transferência desta através das conexões existentes entre os usuários da rede. Principalmente pela troca de mensagens e grupos de interesse e discussões. Como resultado identificou-se a existência de comunicação e interação entre profissionais da informação com profissionais de diversas áreas. Os dados coletados permitiram construir tabelas que demonstram o grau de crescimento das conexões, quadros indicativos com dados de dispersão geográfica, formação acadêmica e o tipo de informação trocada. Constatou-se que este tipo de rede social possui potencial para ser mais uma ferramenta para o profissional da informação no uso e desenvolvimento de suas atribuições nas unidades de informação. Palavras-chave: Tecnologia da Informação. Redes sociais. Profissional da Informação. Disseminação da Informação. Linkedin.Downloads
Referências
BOLFARINE, Heleno; BUSSAB, Wilton Oliveira. Elementos de amostragem. São Paulo: Edgar Blucher, 2005.
BRANDÃO, Wladimir Cardoso; PARREIRAS, Fernando Silva. Uma abordagem baseada em métricas de redes complexas para o estabelecimento do grau de influencia de termos em documentos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO INOVAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL, 11. 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: [S.n.], 2010.
BRITO, Jorgivania Lopes. Proposta de aplicabilidade das ferramentas da Web 2.0 na biblioteca da Faculdade de Juazeiro do Norte. Juazeiro do Norte: UFC, 2010. 86 f. Monografia (Curso de Graduação em Biblioteconomia) Campus Avançado do Cariri. Universidade Federal do Ceará, 2010.
EMIRBAYER, M.; GOODWIN, J. Network analysis, culture and the problem of agency. American Journal of sociology, v.99, n.6, p. 1411-54, May 1994.
FERREIRA, Daniele Thiago. Profissional da informação: perfil de habilidades demandadas pelo mercado de trabalho. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 42-49, jan./abr. 2003.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. Atlas, São Paulo, 2006.
GRAEMIL, Alexandre Reis; MACADA, Marie Anne; ROSSONI, Luciano. Redes Sociais e Intelectuais em Administração da Informação: uma análise cientométrica do período 1977 – 2006. Inf. & Soc. : Est. , João Pessoa, v. 20, n. 1, p. 95-110, jan./ abr. 2010.
HOFFMANN, Valmir Emil; MORALES-MOLINA, F. Xavier; FERNÁNDEZ-MARTÍNEZ, M. Tereza. Redes de empresas: proposta de uma tipologia para classificação aplicada na indústria de cerâmica de revestimento. Rev. adm. contep. , Curitiba, v. 2, n.1, 2007.
MAIA, Maria de Fátima S.; CAREGNATO, Sônia Elisa. Co-autoria como indicador de redes de colaboração científica. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, vol. 3, n. 2, 2008. Disponível em: <http://revista.ibict.br/pbcib/index.php/pbcib/article/view/1152 >. Acesso em: 20 mai. 2011.
MARTELETO, Regina. Análise de redes sociais – aplicação nos estudos de transferência da informação. Ci. Inf. vol.30 no.1 Brasília Jan./Apr. 2001
MARTELETO, Maria Regina; SILVA, Antônio Braz de. Redes e capital: o enfoque da informação para o desenvolvimento local. Ci. Inf., Brasília, v.33, n.3, p.78-81, jan./abr. 2004.
MARTES, Ana Cristina Braga; et al. FÓRUM - Redes Sociais e Interorganizacionais. Rae. v 46, n. 3, jul./set. 2006.
PAZ JUNIOR, Paulo Roberto Silveira. Uma Ferramenta Para Extração de Redes Sociais de Pesquisadores. Curso de Ciência da Computação- Instituto de Ciências Exatas e Geocêntricas. Universidade de Passo Fundo (UPF). Passo Fundo, Brasil. Disponível em: <http://www.upf.br/computacao/images/stories/TCs/arquivos_20092/Paulo_Roberto_Silveira_Paz_Junior.pdf>. Acesso em: Acesso em: 26 mar. 2011.
RIBAS, Claudia; Ziviani, Paula. Redes de informação: novas relações sociais. Revista Eptic online. v. 10, n. 1, 2008.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet: considerações iniciais. E Compós, v. 2, 2005.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SANTOS, Natanael Oliveira dos. A história das redes sociais. Artigonal.com, 2011. Disponível em: <http://www.artigonal.com/marketing-na-internet-artigos/a-historia-das-redes-sociais-4665036.html>. Acesso em: 02 jun.2011.
TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. A biblioteca digital. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes Sociais à inovação. Ci. Inf., Brasília, v.34, n.2, p.93-104, maio./ago. 2005.
ZAMBON, Renato. RBT e Fidonet Brasil. Disponível em: <http://rbt.rsnet.com.br/index.htm >. Acesso em: 20 jun. 2011.