INDÍCIOS DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: um estudo com bibliotecários de uma universidade pública de Teresina (PI)
Resumo
A Síndrome de Burnout é uma patologia causada pela cronificação do estresse laboral que vem acometendo vários profissionais, principalmente aqueles que lidam diretamente com o público ao qual prestam serviço, possuindo três dimensões que a caracteriza que são: Exaustão Emocional, Despersonalização e Baixa Realização Profissional. Uma vez explicitado em que consiste a síndrome e evidenciando as dimensões que preditam seu desencadeamento, buscamos através de nosso trabalho investigar a incidência desta em bibliotecários, pois percebemos escassos estudos nessa classe profissional. Desse modo, a pesquisa objetivou: (I) Compreender as expectativas em relação à profissão em dois momentos dos profissionais: início e atualmente, uma vez que a síndrome pode ser desenvolvida pelo desequilíbrio com relação às expectativas frente ao contexto profissional, ou seja, quanto mais um profissional vier a desenvolver expectativas e estas não supridas, maior a probabilidade deste desenvolver a síndrome e (II) Identificar nos discursos dos bibliotecários a existência ou não das dimensões da Síndrome de Burnout. A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como critério a utilização de questionários com questões abertas, cujos conteúdos foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que apenas dois respondentes apresentaram divergências nos momentos das expectativas analisadas e apenas um desses dá indícios de frustração e que a dimensão exaustão emocional é a que mais denota indicativo de burnout entre os analisados. Espera-se que o estudo contribua a classe buscando informá-los acerca da patologia possibilitando-os uma reflexão sobre seu modo de exercer sua profissão. Palavras-Chave: Síndrome de Burnout. Dimensões de Burnout. Atividade Bibliotecária. Expectativas Profissionais em Bibliotecários. Biblioteconomia.Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições, 2002.
CARLOTTO, M. S; PALAZZO, L. dos S. Síndrome de burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 5, p. 1017-1026, 2006.
CARLOTTO, M. S. A síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, v.7, n. 1, p.21-29, jan./jun. 2002.
BARBOSA, R. M. S. A; GUIMARÃES, T. de A. Síndrome de Burnout: Relações com Comprometimento afetivo entre gestores de organização estatal. Revista de Administração Mackenzie, v. 6, n.1, p.157-179, 2005. Disponível em:< http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/RAM/article/view/64/64>. Acesso em 16mar. 2012.
FERENHOF, I. A; FERENHOF, E. A. Sobre a Síndrome de Burnout em Professores. Eccos – Revista Científica – Avaliação e Mudanças, v.4, n.1, p.131-151, 2002. Disponível em:< http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos/article/view/297>. Acesso em 16 mar.2012
FRANÇA, A. C. L; RODRIGUES, A. L. Stress e Trabalho: uma abordagem psicossomática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007
GRAZZIANO, E; FERRAZ, E. B. Impacto do stress ocupacional e burnout para enfermeiros. Revista Electrônica Cuatrismestral de Enfermería, Espanha, n°18, p. 1-20, fev.2010.
LEITE, N. M. B. Síndrome de Burnout e relações sociais no trabalho: um estudo com professores da educação básica. 2007. 168p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
LIPP, M. N. (Org.). O stress do professor. Campinas, SP: Papirus, 2002.
RAMOS, F. N. N; NEME, C. M. B. Burnout em profissionais de bibliotecas. Estudos e Pesquisas em Psicologia, UERJ, ano 8, n. 3, p. 578-596, 2008.
MOREIRA, R. S. A Relação entre a motivação no trabalho com a Síndrome de Burnout em funcionários públicos administrativos na Amazônia. Revista de Administração de Roraima, v.1, n.1, p.185-205. 2011. Disponível em: < http://ufrr.br/revista/index.php/adminrr/article/viewFile/576/600>. Acesso em 16 mar. 2012.
REINHOLD, H. H. O burnout. In: LIPP, M.N. (Org.). O stress do professor. Campinas: Papirus, 2002. p 63-79.
SOUZA, F. C. Biblioteconomia no Brasil: profissão e educação. Florianópolis: Associação Catarinense de bibliotecários, 1997.