INDÍCIOS DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: um estudo com bibliotecários de uma universidade pública de Teresina (PI)

Autores/as

  • Lucas Veras de Andrade Secretaria Municipal de Educação de Teresina
  • Joimara Lima Santos Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Ana Caroline Viana de Melo Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Resumen

A Síndrome de Burnout é uma patologia causada pela cronificação do estresse laboral que vem acometendo vários profissionais, principalmente aqueles que lidam diretamente com o público ao qual prestam serviço, possuindo três dimensões que a caracteriza que são: Exaustão Emocional, Despersonalização e Baixa Realização Profissional. Uma vez explicitado em que consiste a síndrome e evidenciando as dimensões que preditam seu desencadeamento, buscamos através de nosso trabalho investigar a incidência desta em bibliotecários, pois percebemos escassos estudos nessa classe profissional. Desse modo, a pesquisa objetivou: (I) Compreender as expectativas em relação à profissão em dois momentos dos profissionais: início e atualmente, uma vez que a síndrome pode ser desenvolvida pelo desequilíbrio com relação às expectativas frente ao contexto profissional, ou seja, quanto mais um profissional vier a desenvolver expectativas e estas não supridas, maior a probabilidade deste desenvolver a síndrome e (II) Identificar nos discursos dos bibliotecários a existência ou não das dimensões da Síndrome de Burnout. A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como critério a utilização de questionários com questões abertas, cujos conteúdos foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que apenas dois respondentes apresentaram divergências nos momentos das expectativas analisadas e apenas um desses dá indícios de frustração e que a dimensão exaustão emocional é a que mais denota indicativo de burnout entre os analisados. Espera-se que o estudo contribua a classe buscando informá-los acerca da patologia possibilitando-os uma reflexão sobre seu modo de exercer sua profissão. Palavras-Chave: Síndrome de Burnout. Dimensões de Burnout. Atividade Bibliotecária. Expectativas Profissionais em Bibliotecários. Biblioteconomia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Veras de Andrade, Secretaria Municipal de Educação de Teresina

Especialista em Supervisão Educacional. Pedagogo com habilitação em Gestão Educacional. Bacharel em Biblioteconomia. Professor da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (PI). Tem experiência em produções acadêmicas na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. No campo da Educação prioriza desenvolver pesquisas sobre temáticas relativas à dimensão subjetiva da educação.

Joimara Lima Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Bibliotecária/Documentalista da Universidade Federal do Piauí. Mestranda em Educação pela da Universidade Federal do Piauí.

Ana Caroline Viana de Melo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Psicóloga. Pós-Graduanda em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições, 2002.

CARLOTTO, M. S; PALAZZO, L. dos S. Síndrome de burnout e fatores associados: um estudo epidemiológico com professores. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 5, p. 1017-1026, 2006.

CARLOTTO, M. S. A síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, v.7, n. 1, p.21-29, jan./jun. 2002.

BARBOSA, R. M. S. A; GUIMARÃES, T. de A. Síndrome de Burnout: Relações com Comprometimento afetivo entre gestores de organização estatal. Revista de Administração Mackenzie, v. 6, n.1, p.157-179, 2005. Disponível em:< http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/RAM/article/view/64/64>. Acesso em 16mar. 2012.

FERENHOF, I. A; FERENHOF, E. A. Sobre a Síndrome de Burnout em Professores. Eccos – Revista Científica – Avaliação e Mudanças, v.4, n.1, p.131-151, 2002. Disponível em:< http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos/article/view/297>. Acesso em 16 mar.2012

FRANÇA, A. C. L; RODRIGUES, A. L. Stress e Trabalho: uma abordagem psicossomática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007

GRAZZIANO, E; FERRAZ, E. B. Impacto do stress ocupacional e burnout para enfermeiros. Revista Electrônica Cuatrismestral de Enfermería, Espanha, n°18, p. 1-20, fev.2010.

LEITE, N. M. B. Síndrome de Burnout e relações sociais no trabalho: um estudo com professores da educação básica. 2007. 168p. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

LIPP, M. N. (Org.). O stress do professor. Campinas, SP: Papirus, 2002.

RAMOS, F. N. N; NEME, C. M. B. Burnout em profissionais de bibliotecas. Estudos e Pesquisas em Psicologia, UERJ, ano 8, n. 3, p. 578-596, 2008.

MOREIRA, R. S. A Relação entre a motivação no trabalho com a Síndrome de Burnout em funcionários públicos administrativos na Amazônia. Revista de Administração de Roraima, v.1, n.1, p.185-205. 2011. Disponível em: < http://ufrr.br/revista/index.php/adminrr/article/viewFile/576/600>. Acesso em 16 mar. 2012.

REINHOLD, H. H. O burnout. In: LIPP, M.N. (Org.). O stress do professor. Campinas: Papirus, 2002. p 63-79.

SOUZA, F. C. Biblioteconomia no Brasil: profissão e educação. Florianópolis: Associação Catarinense de bibliotecários, 1997.

Publicado

2014-07-18

Número

Sección

RELATOS DE PESQUISA