ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO EM SERVIÇO DE AQUISIÇÃO DE PERIÓDICOS EM BIBLIOTECA: estudo de caso
Resumo
Trata sobre estratégias de gestão empreendidas por bibliotecários no serviço de aquisição de publicações periódicas. Mediante estudo de caso, analisa os processos do serviço de aquisição, as deficiências e soluções para melhorias do serviço alinhando as ações de gestão com as bases teóricas sobre Marketing e Relacionamento. Conclui que, problemas do processo junto aos fornecedores foram solucionados, os custos operacionais foram reduzidos, os processos foram padronizados e ações de relacionamento com usuários e fornecedores contribuíram para melhorar o serviço de aquisição de publicações seriadas. Palavras-chave: Gestão de serviços de informação. Aquisição de publicações seriadas. Marketing de Serviços. Relacionamento estratégico.Downloads
Referências
ALBRECHT, K. Revolução nos Serviços. São Paulo: Pioneira, 2000.
AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing e gerência de biblioteca. Revista de Biblioteconomia, Brasília, DF, v. 18, n. 2, p. 311 -317, jul./dez. 1990.
ANDERSON, James C. Jr.; NARUS, James A. Business Market Management: Understanding, Creating, and Delivering Value. 2nd Ed. Upper Saddle River, NJ: Pearson Education, 2003.
BAPTISTA, Sofia Galvão. A contribuição da estratégia do uso do método de marketing para solucionar problemas de baixo índice de uso de acervo e de freqüência em bibliotecas, estudo de caso. 1985. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia)-Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, 1985.
BREWER, D.; NASH, M.; LIST, W. Exploiting an Integrated Management Model. [S.l.]: Gamma Secure Systems Limited, Wm. List & Co. 2005.
DUDDEN, Rosalind Farnan. Using Benchmarking, Needs Assessment, Quality Improvement, Outcome Measurement and Library Standards. New York: Neal-Schuman, 2007.
DYAS-CORREIA, Sharon. New Serials, New Roles, New Issues? In: WORLD LIBRARY AND INFORMATION CONGRESS, 78th , 2012, Helsinki. Proceedings… Helsinki: IFLA, 2012. p. 1-9.
KATZ, Bill. Vendors and library acquisitions. New York: The Haworth Press, 1991.
KENT, Anderson; DRESSELHAUS, Angela. Publishing 2.0: How the Internet Changes Publications in Society. The Serials Librarian, Oxford, v. 60, n. 1-4, Apr. 2011.
LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2002.
MACEVICIUTE, E. Acquisitions in the new information universe: Core competencies and ethical practices. London: Facet, 2010.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.
MARCONDES, Carlos Henrique; SAYÃO, Luis Fernando. Documentos digitais e novas formas de cooperação entre sistemas de informação em C&T. Revista Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 31, n. 3, p. 42-54, set./dez. 2002.
MARTIN-BARBEIRO. J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.
MINTIZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. São Paulo: Bookman, 2000.
O'REILLY, Tim. What Is Web 2.0? Sebastopol, CA: O'Reilly Media, 2005. Disponível em: <http://www.oreillynet.com/lpt/a/6228>. Acesso em: 3 ago. 2012.
OLIVEIRA, Ângela; PEREIRA, Edimeire C. Marketing de relacionamento para a gestão de unidades de informação. I&S, João Pessoa, v. 13, n. 2, 2003.
OLIVEIRA, Érica Beatriz Pinto Moreschi. Periódicos científicos eletrônicos: definições e histórico. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 18, n. 2, p. 69-77, maio/ago. 2008.
SCHNIEDERJANS, Marc J.; QING CAO. E-commerce operations management. Singapore: World Scientific, 2002.
SCHRAMM, W. Notes on case studies of instructional media projects. The Academy for Educational Development: Washington, DC, 1971.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.