ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO EM SERVIÇO DE AQUISIÇÃO DE PERIÓDICOS EM BIBLIOTECA: estudo de caso

Autores

  • Eduardo da Silva Alentejo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos da Escola de Biblioteconomia.
  • Sofia Galvão Baptista Universidade de Brasília. Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.
  • Marianna Zattar Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Estudos e Processos Bibliotecômicos.

Resumo

Trata sobre estratégias de gestão empreendidas por bibliotecários no serviço de aquisição de publicações periódicas. Mediante estudo de caso, analisa os processos do serviço de aquisição, as deficiências e soluções para melhorias do serviço alinhando as ações de gestão com as bases teóricas sobre Marketing e Relacionamento. Conclui que, problemas do processo junto aos fornecedores foram solucionados, os custos operacionais foram reduzidos, os processos foram padronizados e ações de relacionamento com usuários e fornecedores contribuíram para melhorar o serviço de aquisição de publicações seriadas. Palavras-chave: Gestão de serviços de informação. Aquisição de publicações seriadas. Marketing de Serviços. Relacionamento estratégico.

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Biografia do Autor

Eduardo da Silva Alentejo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos da Escola de Biblioteconomia.

Professor Mestre no Depatamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO. Ensino Bibliografia, Fontes de Informação, Controle Bibliográfico. Doutoramento em Ciências da Informação, na linha de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento.

Sofia Galvão Baptista, Universidade de Brasília. Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informaçao da UnB.

Marianna Zattar, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Estudos e Processos Bibliotecômicos.

Professora da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO. Mestranda em Ciência da Informação.

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Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA