O HÁBITO DA LEITURA NA VISÃO DOS CONCLUINTES DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Autores

  • Ana Izabel Trindade Guimarães Viegas
  • Genoveva Batista Nascimento Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Ciência da Informação

Resumo

Discorre sobre a importância do hábito da leitura para o profissional bibliotecário. Tendo a leitura como principal ferramenta de trabalho, é importante saber se esses futuros profissionais da informação cultivam esse hábito tão importante para exercer suas funções. Identifica o nível de interesse e prazer pela leitura dos alunos concluintes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba. Caracteriza-se como pesquisa descritiva, exploratória e estudo de caso. Os dados coletados foram analisados através das abordagens quantitativa e qualitativa. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário com perguntas abertas e fechadas e a amostra foi composta por vinte e oito concluintes. Constatou-se que os concluintes do curso de Biblioteconomia estão cientes que ler é fundamental, mas ainda são poucos os que disponibilizam um tempo razoável para se dedicar à leitura. Pais e professores não foram os maiores incentivadores na formação desses leitores. Sabem a importância que a leitura tem, mas são poucos que na prática vivenciam esse prazer. Conclui-se que é preciso ler, não somente por obrigação ou para se manter informado e se desenvolver profissionalmente, mas porque sente gosto e prazer pela leitura. A leitura precisa se tornar um hábito e para isso deve fazer parte da rotina dos estudantes de Biblioteconomia, que serão futuros formadores de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Izabel Trindade Guimarães Viegas

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba

Genoveva Batista Nascimento, Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Ciência da Informação

Professora assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ADLER, Montemer J. A arte de ler. Rio de Janeiro: Livraria AGIR Editora, 1954. 287 p.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. 80 p.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1994.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. 327 p.

______. Leitura em curso: trilogia pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2003. p.71. (Coleção linguagens e sociedade).

LOPES, Leonardo M. As dimensões da leitura a partir da biblioteca e do bibliotecário. Revista Percurso- NEMO. Maringá, v. 2, p. 197- 207, 2010.

MELENDES, Maria Fernanda; SILVA, Rovilson José. A formação de leitor no ensino fundamental: os parâmetros curriculares nacionais e o cotidiano das escolas. Revista Eletrônica de Educação. Ano 2, n. 3, ago./dez. de 2008. Disponível em: <http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/educacao3/Artigo5.pdf> Acesso em: 10 mar. 2015.

MORAIS, Maria de Souza. O gosto pela leitura: fatores que motivam ou controlam? 2010. 108 p. Dissertação ( Mestrado) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2000.

RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.146 p

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 327 p.

ROCHA, Érica Consuelo F.; MELO, Melka Betini O.; LOPES, Daniela. A importância da leitura no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança no ensino fundamental I. Revista Discentis. 1. ed. Dez. 2012.

ROSA, Caciací Santos de Santana. Leitura: uma porta aberta na formação do cidadão. Salvador: [s.n.], 2005.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura em curso: trilogia pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2003. p.71.(Coleção linguagens e sociedade).

SILVA, José Aroldo da. Discutindo sobre leitura. Revista de Estudos Linguísticos e Literatura do Curso de Letras – UNIFAP. v. 1, n. 1, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://periodicos.unifap.br/index.php/letras/article/viewFile/326/n1jose.pdf> Acesso em: 21 abr. 2015.

SILVA, Keina Maria Guedes da.; LENDENGUE, Maria do Livramento de C. Bibliiotecário na formação de leitores em potencial. Biblioline. João Pessoa, n. esp., p.92-28, 2010. Disponível em: < http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2011/03/pdf_02f8227904_0015283.pdf > Acesso em: 3 maio 2015.

SOUZA, Renata Junqueira de. et. al. Leitura do professor, leitura do aluno: processos de formação continuada. Disponível em: < http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo3/leituraprofessor.pdf>. Acesso em: 11 maio 2015.

Downloads

Publicado

2016-01-02

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA