O HÁBITO DA LEITURA NA VISÃO DOS CONCLUINTES DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Resumen
Discorre sobre a importância do hábito da leitura para o profissional bibliotecário. Tendo a leitura como principal ferramenta de trabalho, é importante saber se esses futuros profissionais da informação cultivam esse hábito tão importante para exercer suas funções. Identifica o nível de interesse e prazer pela leitura dos alunos concluintes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba. Caracteriza-se como pesquisa descritiva, exploratória e estudo de caso. Os dados coletados foram analisados através das abordagens quantitativa e qualitativa. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário com perguntas abertas e fechadas e a amostra foi composta por vinte e oito concluintes. Constatou-se que os concluintes do curso de Biblioteconomia estão cientes que ler é fundamental, mas ainda são poucos os que disponibilizam um tempo razoável para se dedicar à leitura. Pais e professores não foram os maiores incentivadores na formação desses leitores. Sabem a importância que a leitura tem, mas são poucos que na prática vivenciam esse prazer. Conclui-se que é preciso ler, não somente por obrigação ou para se manter informado e se desenvolver profissionalmente, mas porque sente gosto e prazer pela leitura. A leitura precisa se tornar um hábito e para isso deve fazer parte da rotina dos estudantes de Biblioteconomia, que serão futuros formadores de leitores.Descargas
Citas
ADLER, Montemer J. A arte de ler. Rio de Janeiro: Livraria AGIR Editora, 1954. 287 p.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. 80 p.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1994.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. 327 p.
______. Leitura em curso: trilogia pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2003. p.71. (Coleção linguagens e sociedade).
LOPES, Leonardo M. As dimensões da leitura a partir da biblioteca e do bibliotecário. Revista Percurso- NEMO. Maringá, v. 2, p. 197- 207, 2010.
MELENDES, Maria Fernanda; SILVA, Rovilson José. A formação de leitor no ensino fundamental: os parâmetros curriculares nacionais e o cotidiano das escolas. Revista Eletrônica de Educação. Ano 2, n. 3, ago./dez. de 2008. Disponível em: <http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/educacao3/Artigo5.pdf> Acesso em: 10 mar. 2015.
MORAIS, Maria de Souza. O gosto pela leitura: fatores que motivam ou controlam? 2010. 108 p. Dissertação ( Mestrado) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2000.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.146 p
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 327 p.
ROCHA, Érica Consuelo F.; MELO, Melka Betini O.; LOPES, Daniela. A importância da leitura no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança no ensino fundamental I. Revista Discentis. 1. ed. Dez. 2012.
ROSA, Caciací Santos de Santana. Leitura: uma porta aberta na formação do cidadão. Salvador: [s.n.], 2005.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura em curso: trilogia pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2003. p.71.(Coleção linguagens e sociedade).
SILVA, José Aroldo da. Discutindo sobre leitura. Revista de Estudos Linguísticos e Literatura do Curso de Letras – UNIFAP. v. 1, n. 1, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://periodicos.unifap.br/index.php/letras/article/viewFile/326/n1jose.pdf> Acesso em: 21 abr. 2015.
SILVA, Keina Maria Guedes da.; LENDENGUE, Maria do Livramento de C. Bibliiotecário na formação de leitores em potencial. Biblioline. João Pessoa, n. esp., p.92-28, 2010. Disponível em: < http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2011/03/pdf_02f8227904_0015283.pdf > Acesso em: 3 maio 2015.
SOUZA, Renata Junqueira de. et. al. Leitura do professor, leitura do aluno: processos de formação continuada. Disponível em: < http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo3/leituraprofessor.pdf>. Acesso em: 11 maio 2015.