TRANSPARÊNCIA NO ACESSO À INFORMAÇÃO E AS MEMÓRIAS VIRTUAIS DA DITADURA MILITAR NO SITE BRASIL: NUNCA MAIS DIGIT@L

Autores

  • Luis Fernando Herbert Massoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Valdir Jose Morigi Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Solange Inês Engelmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Arthur Walber Viana Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Resumo

O presente estudo aborda a transparência no acesso às informações sobre acontecimentos históricos que compõem as memórias individuais e coletivas, por meio da construção das memórias virtuais para o fortalecimento da democracia. Objetiva analisar a transparência nas informações contidas no site Brasil: Nunca Mais Digit@l sobre os processos judiciais que tramitaram na Justiça Militar em relação aos cidadãos que se manifestaram contra a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Apresenta uma discussão teórica sobre a importância da transparência no acesso à informação e a recomposição das memórias coletivas, a partir de memórias virtuais. Estudo qualitativo realizado no primeiro semestre de 2015 que utiliza análise de conteúdo para analisar o site Brasil: Nunca Mais Digit@l, que disponibiliza um acervo dos processos judiciais movidos contras os cidadãos durante a ditadura militar. Conclui que o site é um espaço virtual facilitador na transparência do acesso às informações sobre os processos judiciais, o que auxilia no conhecimento dessas memórias coletivas, busca por cidadania e ampliação do processo democrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Herbert Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista da CAPES.

Valdir Jose Morigi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Solange Inês Engelmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista da CAPES.

Arthur Walber Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista da FAPERGS.

Referências

BABO-LANÇA, I. Acontecimento e memória. In: FRANÇA, V. R.; OLIVEIRA, L. Acontecimento: reverberações. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BRASIL: NUNCA MAIS DIGIT@L. 2013. Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2015.

CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

CASTRO, A. L. S. O valor da informação: um desafio permanente. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, jun. 2002. Disponível em: < www.dgz.org.br/jun02/Art_02.htm >. Acesso em: 29 mar. 2015.

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE. 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2015.

DI FELICE, M. Network society (Sociedade em rede): da esfera pública para a conectividade. In: MARCHIORI, M. (Org.). Sociedade, comunidade e redes. São Caetano do Sul: Difusão; Rio de Janeiro: Editora Senac Rio de Janeiro, 2014.

GASTAL, S. Alegorias urbanas: o passado como subterfúgio. São Paulo: Papirus, 2006.

GONDAR, J. Quatro proposições sobre memória social. In: ______; DODEBEI, V. (org.). O que é memória social? Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2005.

LEAL, B. S.; ANTUNES, E. O acontecimento como conteúdo: limites e implicações de uma metodologia. In: ______; VAZ, P. B. (Org.). Jornalismo e acontecimento: percursos metodológicos. Florianópolis: Insular, 2011.

LE COADIC, Y. F. A Ciência da Informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 1996.

MARTELETO, R. M. Redes e configurações de comunicação e informação: construindo um modelo interpretativo de análise para estudo da questão do conhecimento na sociedade. Investigatión Bibliotecológica, México, v. 14, n. 29, p. 69 - 94, jul./dic. 2000.

______. Cultura, educação, distribuição social dos bens simbólicos e excedente informacional. Informare: Cad. Prog. Pós-Grad. Ci. Inf., Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 11-23, jul./dez. 1995.

MEZAN, R. Esquecer? não: in-quecer. Disponível em: < http://nupsi.org/wpcontent/uploads/2013/08/Renato_Mezan_-_Esquecer_In-Quecer.pdf >. Acesso em: 14 abr. 2015.

PAVLIK, J. A tecnologia digital e o jornalismo: as implicações para a democracia. Brazilian Journalism Research, Brasília, v. 7, n. 11, 2011.

PLAISANCE, P. L. Ética na comunicação: princípios para uma prática responsável. Porto Alegre: Artmed, 2011.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.

______. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

RAMONET, I. A explosão do jornalismo: das mídias de massa à massa de mídias. São Paulo: Publisher Brasil, 2012.

Downloads

Publicado

2016-01-02

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO