Aplicação de redes neurais no Brasil: um estudo bibliométrico

Autores

  • Murilo Alves Santos Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
  • Daniel Henrique Silva de Souza Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
  • Antonio Sergio Torres Penedo Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN http://orcid.org/0000-0001-7763-8457
  • Elvis Silveira-Martins Universidade Federal de Pelotas, Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Administração e Turismo (FAT)

Resumo

As Redes Neurais Artificiais (RNA) simulam o cérebro humano ao coletar evidências empíricas e também ao preservar e permitir o uso do conhecimento experimental. Esta habilidade fez com que a aplicação da técnica atingisse um número cada vez maior de campos de estudo. Em meio às vantagens e desvantagens da adoção das RNA, este artigo se propõe a além de apresentar aspectos básicos das RNA e das implicações do seu uso, realizar um levantamento bibliométrico dos últimos dez anos, contemplando o termo “redes neurais” nos artigos científicos publicados na CAPES e SPELL. Os resultados foram classificados de acordo com a área de pesquisa e, especificamente quanto aos estudos de finanças, aprofundou-se em objetivo, amostra e resultados. Após o tratamento dos dados, foram encontradas 126 publicações, com aumento de 50% na quantidade de pesquisas publicadas entre o início e o final da década. Encontrou-se a seguinte ordem de relevância nas áreas de pesquisa: aplicações gerais; engenharia e manufatura; contabilidade e finanças; saúde e medicina e; marketing. Quanto aos estudos de finanças, em sua maioria os resultados foram melhores com o uso de RNA, sendo as maiores aplicações desta técnica em previsão de falências e estratégias para negociação em bolsas de valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Alves Santos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Mestrando em Gestão Financeira e Controladoria (Administração) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FAGEN). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, no setor bancário.

Daniel Henrique Silva de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Mestrando em Gestão Financeira e Controladoria (Administração) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FAGEN). Graduação em Ciência da Computação (2006) e em Administração (2012) pela Universidade Federal de Uberlândia. MBA em Marketing Estratégico pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Professor Assistente na Faculdade Uniessa e Analista de Sistemas pela Prefeitura Municipal de Uberlândia - PRODAUB. Experiência profissional na área de Tecnologia da Informação, como Analista de Negócios e com ênfase em Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: JAVA, PHP, banco de dados MySQL, Data Mining, C/C++/Shell Scripting, e servidores WEB e Linux e Windows. Experiência com docência acadêmica presencial - 2013/2014. Experiência como orientador acadêmico (tutoria) em curso de Administração a distância (EaD - FAGEN UFU). 2006-2008 Orientador acadêmico especialista do Curso de graduação em Administração, EaD FAGEN. Desenvolvimento de sistema de vídeo-aulas e vídeo conferência como instrumento de ensino-aprendizagem do curso. Atuação como professor, ministrando aulas de disciplinas de Atuação como professor, nas disciplinas de Introdução à Computação, Estrutura de Dados I, Linguagens de Programação I, Linguagens de Programação II, Programação Orientada a Objetos I, Tecnologias da Informação e Banco de Dados II.

Antonio Sergio Torres Penedo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011) com a tese defendida analisando os balanços sociais e seus impactos na área econômica, social e ambiental do setor de sucroalcooleiro; Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2005) com a dissertação versando sobre o processo de previsão de preços de açúcar e etanol no Estado de São Paulo; e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP (2002) com o trabalho de conclusão de curso na área de métodos quantitativos. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Uberlândia - UFU na Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, Professor da Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculado ao curso de Administração Pública da FAGEN - UFU e Docente Efetivo do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN/UFU. Pesquisador no grupo de Finanças na FAGEN - UFU, no Programa de Apoio à Produção e Operações da FEARP - USP, Pesquisador no Grupo de Pesquisa GEPRES - Grupo de Extensão e Pesquisa em Redes Sociais na FAGEN-UFU, Pesquisador no Núcleo de Estudos Aplicados à Gestão Integrada de Operações (NEAGIO) na FAGEN - UFU. Possui experiência acadêmica no setor de agronegócios com orientações e participações em bancas de monografias e trabalho de conclusão de curso (TCC); artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de organização e participações em congressos, seminários, encontros, conferências e demais eventos científicos e tecnológicos. Revisor da RACEF ? Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace (Qualis B3), Revisor do periódico Independent Journal of Management & Production (Qualis B3), Revisor do Periódico Agricultural Systems - Elsevier (Qualis A1) e parecerista de diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública em Saúde na FAGEN-UFU.

Elvis Silveira-Martins, Universidade Federal de Pelotas, Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Administração e Turismo (FAT)

Doutor em Administração e Turismo da Universidade do Vale do Itajaí (2012) , Mestre em Administração na Universidade do Vale do Itajaí (2006), graduação em Administração na Universidade de Passo Fundo (2003). Atualmente é Professor da graduação e mestrado no Brasil . É editor da Revista Eletrônica em Turismo e Administração. Tem experiência na gestão da educação e da indústria de organização. Os temas de comportamento estratégico; capacidades dinâmicas e organizacional; ambiente e desempenho são interesses de pesquisa.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA