Fundamentações teóricas para a criação de um modelo de gestão da informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação

Autores

  • Daniel Mendes Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcello Peixoto Bax Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

São comuns trabalhos científicos na área da Ciência da Informação que estudam a Gestão da Informação e do Conhecimento (GIC) em organizações de determinados contextos específicos. No entanto, são raros os trabalhos sobre a gestão da informação acadêmica em instituições de ensino superior (IES). O artigo apresenta uma pesquisa que tem por objetivo criar um modelo de gestão da informação para esse contexto. Após a descrição da pesquisa faz-se um recorte inicial da abrangência da gestão da informação acadêmica, no contexto da avaliação dos cursos de graduação. Baseando-se, nesse primeiro momento, apenas na forma como as avaliações são realizadas, no estudo da legislação vigente, e na experiência dos autores, foi feita uma revisão de literatura interdisciplinar contendo conceitos de três áreas: GIC, Gestão da Informação Acadêmica e tecnologias apropriadas. Dessa forma, o artigo mostra a importância dos trabalhos de gestão da informação acadêmica para melhoria dos cursos superiores no Brasil.

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Biografia do Autor

Daniel Mendes Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Ciência da Computação Mestre em Ciência da Informação Doutorando em Ciência da Informação

Marcello Peixoto Bax, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular do Programa do Pós Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2016-06-08

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA