Fundamentações teóricas para a criação de um modelo de gestão da informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação
Abstract
São comuns trabalhos científicos na área da Ciência da Informação que estudam a Gestão da Informação e do Conhecimento (GIC) em organizações de determinados contextos específicos. No entanto, são raros os trabalhos sobre a gestão da informação acadêmica em instituições de ensino superior (IES). O artigo apresenta uma pesquisa que tem por objetivo criar um modelo de gestão da informação para esse contexto. Após a descrição da pesquisa faz-se um recorte inicial da abrangência da gestão da informação acadêmica, no contexto da avaliação dos cursos de graduação. Baseando-se, nesse primeiro momento, apenas na forma como as avaliações são realizadas, no estudo da legislação vigente, e na experiência dos autores, foi feita uma revisão de literatura interdisciplinar contendo conceitos de três áreas: GIC, Gestão da Informação Acadêmica e tecnologias apropriadas. Dessa forma, o artigo mostra a importância dos trabalhos de gestão da informação acadêmica para melhoria dos cursos superiores no Brasil.Downloads
References
BANTIN, P.; Electronic Records Management – a review of the work of a decade and a reflection on future directions, 2002 (disponível em http://http//www.indiana.edu/~libarch/ER/encycloarticle9.doc, último acesso: 12 de maio de 2014)
BARBOSA, D. M. ; A gestão da informação voltada à certificação de processos de desenvolvimento de software: um estudo de caso. Dissertação – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
BARBOSA, R. R. ; PAIM, I. Da GRI à gestão do conhecimento. In: Isis Paim. (Org.). A gestão da informação e do conhecimento. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação - UFMG, 2003, v. , p. 7-31.
BARRENECHEA, Mark J.; JENKINS, P. Thomas. Enterprise Information Management: The Next Generation of Enterprise Software. Waterloo: Open Text Corporation, 2013. 278 p. Disponível em: <http://www.opentext.com/campaigns/eim-book>. Acesso em: 22 jan. 2016.
BAX, M. P.; OLIVEIRA, J. L. R. ; BARBOSA, D. M. . Gerenciamento de Documentos Eletrônicos: Estudo de Caso com o Sistema de Gestão de Conteúdo Plone. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 1, n2, p. 166-190, 2011.
BERGERON, P. Information Resource Management. Annual Review of Information Science and Technology: Volume 31, 1996.
CARNEIRO, L. C.; SOUSA, C.; SOARES, A. L. Integration of domain and social ontologies in a CMS based collaborative platform. Proceedings of the 2010 international conference on the move to meaningful internet systems. Greece, 2010.
CHANG, C.; HSU, M.; YEN, C. Factors affecting knowledge management success: the fit perspective. Journal of Knowledge Management, v. 16, n. 6, p. 848-681, 2012.
CHOU, S. Knowledge creation: absorptive capacity, organizational mechanisms, and knowledge capabilities. Journal of Information Science, v. 31, n. 6, p. 453-465, 2005.
CHOO, C. W. The management of learning: organizations as knowledge-creating enterprises. In: The knowing organization: how organizations use information to construct meaning, create knowledge and make decisions. New York: Oxford University Press, 2006.
CHOO, C. W.; BERGERON, P.; DETLOR, B.; HEATON, L. Information culture and information use: An exploratory study of three organizations. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 59, n. 5, p. 792-804, 2008.
CORLOSQUET, S.; et al. Produce and Consume Linked Data with Drupal. Proceedings of the 8th International Semantic Web Conference, 2009a.
CORLOSQUET, S.; et.al. Semantic web publishing with Drupal. 2009b. DERI – Digital Enterprise Research Institute. University Road Galway Ireland. Disponível em: <http://www.deri.ie/fileadmin/documents/DERI-TR-2009-04-30.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2012.
DAS, S.; et. al. Linked Data in a Scientific Collaboration Framework. 17th International World Wide Web Conference. Beijing, China. 2008.
DAVENPORT, T. H. Pense fora do quadrado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da Informação. São Paulo: Futura, 2002. 316 p.
DESOUZA, Kevin C.: Barriers to effective use of knowledge management systems in software engineering. Commun. ACM 46(1): 99-101 (2003).
DRESCH, A; LACERDA, D. P.; ANTUNES JUNIOR, J. A. V. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.
DRUCKER, P. F. Sociedade pós-capitalista. 7. ed. São Paulo: Pioneira, 1999.
ELMASRI, Ramez, NAVATHE, Shamkant B. Sistemas de Banco de Dados. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.
GARCIA, Leonardo Guimarães. O modelo de excelência da gestão (MEG) gera organizações do conhecimento? In: ENANCIB - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2014, Belo Horizonte. Anais Gt4. Belo Horizonte: Eci/ufmg, 2014. p. 1953 - 1973. Disponível em: <http://enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/anais-gt4/at_download/file>. Acesso em: 05 jan. 2016.
HEVNER, A. R. et al. Design Science in information systems research. MIS Quaterly, v. 28, n. 1, p. 75-105, 2004.
LALECI, G. B.; et. al. A semantic backend for content management systems. Knowledge-Based Systems, v.23 n.8, p.832-843, December, 2010.
LEITE, F. C. L. Gestão do Conhecimento Científico no Contexto Acadêmico: Proposta de um Modelo Conceitual. Dissertação de Mestrado Universidade de Brasília. Brasília, 2006.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1999.
McGEE, J., PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência da sua empresa utilizando a informação como ferramenta estratégica. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
NONAKA, I. e TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.
NUNES, B. P.; ANNANSINGH F.; EAGLESTONE, B.,WAKEFIELD, R. Knowledge management issues in knowledge-intensiveSMEs. Journal of Documentation, v. 62, n. 1, p. 101-119, 2006.
PIAGET, J. Observações psicológicas sobre o trabalho em grupo. In: Jean Piaget: sobre a pedagogia, textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998, p.59-78.
PRUSAK, L. Where did knowledge management came from? IBM Systems Journal, v. 40, n. 4, p.1002-1007, 2001.
SCHLAGWEIN, Daniel, SCHODER, Detlef, FISCHBACH, Kai , Social Information Systems: Review, Framework, and Research Agenda. ICIS 2011 Proceedings. Paper 33. Disponível em: <http://aisel.aisnet.org/icis2011/proceedings/onlinecommunity/33>. Acesso em: 22 mar. 2012.
SCHLOGL, C. Information and Knowledge Management: dimensions and approaches. Information Research, 10(4), 2005. Disponível em: <http://informationr.net/ir/10-4/paper235.html>. Acesso em: 13 fev. 2012.
SENGER, Igor ; BRITO, Mozar José de. Gestão de Sistema de Informação Acadêmica: um Estudo Descritivo da Satisfação dos Usuários. RAM: Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 3, p. 12-40, 2005.
SILVA, Thiago Henrique. Estudo em larga escala da dinâmica de cidades e do comportamento social urbano usando redes de sensores participativos. 2014. 196 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Computação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/ESBF-9Q3HBL>. Acesso em: 05 jan. 2016.
STEWART, T. Capital intelectual. São Paulo: Campus, 1998.
SOUTHON, F. C. G., TODD, R. J., SENEQUE, M. Knowledge Management in Three Organizations: An Exploratory Study. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 53, n. 12, p. 1047–1059, 2002.
SUPPIAH, V.; SINGH, M. Organizational culture´s influence on tacit knowledge-sharing behaviour. Journal of Knowledge Management, v. 15, n. 3, p. 462-477, 2011.
SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, A. D. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
VAN AKEN, J. E. Management Research as a Design Science: articulating the research Products of mode 2 knowledge production in management. British Journal of Management, v. 16, 19–36, 2005.
VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.