Biblioteca pública: a relevância sociocultural da biblioteca pública Câmara Cascudo para a cidade de Natal/RN

Autores

  • Janaina Rego UFRN
  • Mario Carlos UFRN
  • Valeska Sena UFRN

Resumo

A importância de Luís da Câmara Cascudo é reconhecida pela sua contribuição nas várias áreas do conhecimento, bem como pelas diversas instituições homenageadas com o seu nome, incluindo a biblioteca pública Câmara Cascudo de Natal/RN, a maior biblioteca pública do Estado e que, atualmente, encontra-se fechada em um longo processo de reforma, deixando toda uma comunidade órfã das práticas de inclusão social e exercício da cidadania. Busca-se demonstrar com a presente revisão literária a relevância sociocultural dessa biblioteca para a cidade, observando os problemas decorrentes de seu fechamento, visto que a biblioteca pública é a única instituição social de acesso livre ao conhecimento com a intenção de diminuir as desigualdades existentes na comunidade, oferecendo serviços condizentes com a realidade local. Diante desse panorama, objetiva-se, por fim, que o Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Natal, criado com o intuito de desenvolver ações referentes à mobilização social e hábitos de leituras, destine recursos para sua reabertura, fazendo com que a biblioteca pública Câmara Cascudo, volte a ser referência no Estado como disseminadora de informação e agente transformador da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Rego, UFRN

Graduanda do 6ᵒperiódo de biblioteconomia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mario Carlos, UFRN

Graduando do 6ᵒperiódo de biblioteconomia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Valeska Sena, UFRN

Graduanda do 6ᵒperiódo de biblioteconomia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. COORDENADORIA DO SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS. Biblioteca pública: princípios e diretrizes. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Departamento de Procedimentos Técnicos, 2000. 160 p.

BRETTAS, A. P. A biblioteca pública: um papel determinado e determinante na sociedade. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 24, n. 2, p. 101-118, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/biblos/article/ viewFile/1153/1030>. Acesso em: 08 nov. 2015.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Coordenadoria do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Biblioteca pública: princípios e diretrizes. 2. ed. rev. Rio de Janeiro, 2010.

MACEDO, N. D.; SEMEGHINI-SIQUEIRA, I. Biblioteca pública, biblioteca escolar de país em desenvolvimento: diálogo entre bibliotecária e professora para reconstrução de significados com base no manifesto da UNESCO. São Paulo: CRB 8, 2000.

PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA - PNLL. Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2015.

SANTOS, J. M. Bibliotecas no Brasil: um olhar histórico. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 50-61, jan./jun. 2010 Disponível em: <http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/132>. Acesso em: 10 nov. 2015.

SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS. Manifesto da IFLA/Unesco sobre Bibliotecas Públicas – 1994. Disponível em: <http://snbp.culturadigital.br/ manifestos/manifesto-da-unesco-sobre-bibliotecas-publicas/>. Acesso em: 08 nov. 2015.

SUAIDEN, E. Biblioteca Pública e informação à comunidade. São Paulo: Global, 1995.

______. A biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 52-60, maio/ago. 2000. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/17550/1/Emir%202000.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2015.

______; BERNARDINO, M. C. R. O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento no contexto da ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 29-41, out./dez. 2011 Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index. php/pci/article/view/1257 >. Acesso em: 09 nov. 2015.

Downloads

Publicado

2016-06-05

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO