Biblioteca pública: a relevância sociocultural da biblioteca pública Câmara Cascudo para a cidade de Natal/RN
Resumen
A importância de Luís da Câmara Cascudo é reconhecida pela sua contribuição nas várias áreas do conhecimento, bem como pelas diversas instituições homenageadas com o seu nome, incluindo a biblioteca pública Câmara Cascudo de Natal/RN, a maior biblioteca pública do Estado e que, atualmente, encontra-se fechada em um longo processo de reforma, deixando toda uma comunidade órfã das práticas de inclusão social e exercício da cidadania. Busca-se demonstrar com a presente revisão literária a relevância sociocultural dessa biblioteca para a cidade, observando os problemas decorrentes de seu fechamento, visto que a biblioteca pública é a única instituição social de acesso livre ao conhecimento com a intenção de diminuir as desigualdades existentes na comunidade, oferecendo serviços condizentes com a realidade local. Diante desse panorama, objetiva-se, por fim, que o Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Natal, criado com o intuito de desenvolver ações referentes à mobilização social e hábitos de leituras, destine recursos para sua reabertura, fazendo com que a biblioteca pública Câmara Cascudo, volte a ser referência no Estado como disseminadora de informação e agente transformador da sociedade.Descargas
Citas
FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. COORDENADORIA DO SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS. Biblioteca pública: princípios e diretrizes. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Departamento de Procedimentos Técnicos, 2000. 160 p.
BRETTAS, A. P. A biblioteca pública: um papel determinado e determinante na sociedade. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 24, n. 2, p. 101-118, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/biblos/article/ viewFile/1153/1030>. Acesso em: 08 nov. 2015.
FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Coordenadoria do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Biblioteca pública: princípios e diretrizes. 2. ed. rev. Rio de Janeiro, 2010.
MACEDO, N. D.; SEMEGHINI-SIQUEIRA, I. Biblioteca pública, biblioteca escolar de país em desenvolvimento: diálogo entre bibliotecária e professora para reconstrução de significados com base no manifesto da UNESCO. São Paulo: CRB 8, 2000.
PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA - PNLL. Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2015.
SANTOS, J. M. Bibliotecas no Brasil: um olhar histórico. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 50-61, jan./jun. 2010 Disponível em: <http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/132>. Acesso em: 10 nov. 2015.
SISTEMA NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS. Manifesto da IFLA/Unesco sobre Bibliotecas Públicas – 1994. Disponível em: <http://snbp.culturadigital.br/ manifestos/manifesto-da-unesco-sobre-bibliotecas-publicas/>. Acesso em: 08 nov. 2015.
SUAIDEN, E. Biblioteca Pública e informação à comunidade. São Paulo: Global, 1995.
______. A biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 52-60, maio/ago. 2000. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/17550/1/Emir%202000.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2015.
______; BERNARDINO, M. C. R. O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento no contexto da ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 29-41, out./dez. 2011 Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index. php/pci/article/view/1257 >. Acesso em: 09 nov. 2015.