A RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA E A INCLUSÃO DE AFRODESCENDENTES EM DISCURSOS DE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Vanessa Alves Santana
  • Mirian de Albuquerque Aquino

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar a relação responsabilidade social e ética de profissionais da informação e a inclusão de afrodescendentes à luz de conhecimentos interdisciplinares, buscando a concepção de disseminação da informação que norteia as ações de profissionais da informação. Faz uma breve discussão sobre o percurso do (a) negro (a) africano (a), a travessia de longa duração pelo Atlântico, o dezenraizamento da pátria-mãe e as ações dos (as) colonizadores (as) sobre negros (as) para servirem como mão-de-obra em condições desumanas no solo brasileiro. Discute as atuais políticas de inclusão que mantêm um panorama excludente em todos os setores da atual sociedade, principalmente, nas universidades públicas. A abordagem qualitativa como referencial metodológico permitiu a compreensão do fenômeno e a apreensão dos significados produzidos pelos sujeitos-participantes da pesquisa, possibilitando a reflexão sobre o que leva os (as) profissionais da informação – bibliotecários (as), docentes a agirem de uma forma e não de outra em seu ambiente natural, sem considerar a demarcação dos limites entre sujeito e o objeto. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário aplicado aos sujeitos da pesquisa. Concluímos, a partir de uma análise discursiva que a responsabilidade social da Ciência da Informação/Biblioteconomia implicaria uma formação ética, atentando para o fundamento ético da educação desses (dessas) profissionais no sentido de ajudá-los a definir conteúdos, métodos e objetivos do ensino que visem o respeito aos grupos sociais socialmente vulneráveis e, sobretudo, afrodescendentes.

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ARTIGOS