RESPONSABILIDADE ÉTICA E SOCIAL DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO
Resumo
Na atualidade, a preocupação com princípios éticos e valores morais nos faz refletir sobre uma sociedade com atividades de responsabilidade social. Esse conceito foi difundido depois da expansão da globalização: nas sociedades, nas empresas, nas instituições, em bibliotecas com funcionários, clientes e todos que se relacionam com qualquer uma dessas instituições. Tal conceito é a base da pesquisa que objetiva identificar e analisar os procedimentos de responsabilidade ética e social do profissional da informação. Adota uma abordagem qualitativa, desenvolvida em pesquisa de campo, realizada por meio de um questionário semi-estruturado, aplicado em sete bibliotecas de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas que trabalham com responsabilidade ética e social na cidade de João Pessoa / PB. Portanto, os sujeitos são sete coordenadores de bibliotecas. Os dados coletados e analisados sugerem que os profissionais devem ampliar seus conhecimentos para suas responsabilidades, além de ter iniciativas e atitudes em suas ações. Os resultados demonstram uma visão desatualizada tanto por parte dos profissionais, como das instituições a que pertencem, acerca das atitudes de responsabilidade ética e social. Na verdade, eles adotam maneiras relacionadas ao assistencialismo, filantropia – primeiro conceito percebido como de responsabilidade social.Downloads
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