A mediação cultural no bacharelado em biblioteconomia: Uma análise das matrizes curriculares dos cursos no Brasil

Autores

  • Bárbara Damiane da Silva
  • Luciane de Fátima Beckman Cavalcante Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.45200

Resumo

Este artigo apresenta como tema principal a mediação cultural, assunto pouco discutido na literatura da Ciência da Informação e desconhecido para muitos bibliotecários. Discute a mediação cultural e como ela é abordada nos cursos de formação de bibliotecários. Nesse sentido, como objetivo geral pretendeu analisar a inserção da temática da mediação cultural nos currículos de graduação dos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Os objetivos específicos centraram-se em verificar nas matrizes curriculares dos cursos de biblioteconomia a inserção da temática da mediação cultural e examinar as bibliografias dos cursos para verificar se o referencial teórico utilizado aborda a mediação cultural, além de averiguar, por meio dos programas de disciplinas, se os docentes abordam temas relacionados à cultura em suas disciplinas. O universo da pesquisa concentrou-se nas matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia no Brasil e nos planos de ensino. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, em que se optou por realizar uma pesquisa documental. Sendo assim, foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos e os planos de ensino de determinadas disciplinas, as quais foram identificadas mediante a utilização de determinados termos como filtros (mediação, cultura, mediação cultural e mediação da informação). A partir da análise dos dados foi constatado que não existe uma grande atenção voltada para a abordagem da cultura nas matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia no Brasil e obteve-se o resultado de que apenas 13% das universidades apresentam no plano de ensino e no conteúdo programático da disciplina abordagem referente à mediação cultural. Desta forma, apontamos a necessidade de uma reforma nas matrizes curriculares de algumas instituições e a imprescindível inclusão da mediação cultural na formação do bacharel em Biblioteconomia.

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Biografia do Autor

Bárbara Damiane da Silva

Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação.

Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, Universidade Estadual de Londrina

Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação.

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Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA