A mediação cultural no bacharelado em biblioteconomia: Uma análise das matrizes curriculares dos cursos no Brasil

Autores/as

  • Bárbara Damiane da Silva
  • Luciane de Fátima Beckman Cavalcante Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.45200

Resumen

Este artigo apresenta como tema principal a mediação cultural, assunto pouco discutido na literatura da Ciência da Informação e desconhecido para muitos bibliotecários. Discute a mediação cultural e como ela é abordada nos cursos de formação de bibliotecários. Nesse sentido, como objetivo geral pretendeu analisar a inserção da temática da mediação cultural nos currículos de graduação dos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Os objetivos específicos centraram-se em verificar nas matrizes curriculares dos cursos de biblioteconomia a inserção da temática da mediação cultural e examinar as bibliografias dos cursos para verificar se o referencial teórico utilizado aborda a mediação cultural, além de averiguar, por meio dos programas de disciplinas, se os docentes abordam temas relacionados à cultura em suas disciplinas. O universo da pesquisa concentrou-se nas matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia no Brasil e nos planos de ensino. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, em que se optou por realizar uma pesquisa documental. Sendo assim, foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos e os planos de ensino de determinadas disciplinas, as quais foram identificadas mediante a utilização de determinados termos como filtros (mediação, cultura, mediação cultural e mediação da informação). A partir da análise dos dados foi constatado que não existe uma grande atenção voltada para a abordagem da cultura nas matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia no Brasil e obteve-se o resultado de que apenas 13% das universidades apresentam no plano de ensino e no conteúdo programático da disciplina abordagem referente à mediação cultural. Desta forma, apontamos a necessidade de uma reforma nas matrizes curriculares de algumas instituições e a imprescindível inclusão da mediação cultural na formação do bacharel em Biblioteconomia.

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Biografía del autor/a

Bárbara Damiane da Silva

Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação.

Luciane de Fátima Beckman Cavalcante, Universidade Estadual de Londrina

Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação.

Citas

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Publicado

2019-06-05

Número

Sección

RELATOS DE PESQUISA