Classificação documental

relato de experiência no Arquivo Central da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)

  • Manuela do Nascimento Silva Universidade Federal da Bahia
  • Charlienes Pereira Universidade Federal de Sergipe
  • Pedro Soares
  • Thaynara Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Tuanny Paiva Instituto Federal de Sergipe

Resumo

A classificação de documentos é uma das etapas do fazer arquivistísco. No entanto, a classificação não é uma atividade simples. Por conseguinte, partimos do seguinte questionamento: a tabela de classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos a atividades-meio para a administração pública atende e disponibiliza todos os códigos específicos de acordo com os assuntos administrativos da documentação localizada no Arquivo Central da Reitoria do Instituto Federal de Sergipe (IFS)? Nesse contexto, o objetivo geral proposto foi: analisar as dificuldades encontradas para classificar os documentos no Arquivo Central do IFS e os específicos foi: descrever os fundamentos teóricos e conceitos relacionados à classificação e gestão documental e descrever a importância da gestão de documentos no funcionamento de um arquivo. A metodologia forma: análise bibliográfica e documental, explicação e descrição do conteúdo encontrado. Logo, foi analisado a respeito da utilização do instrumento de classificação utilizado para o desenvolvimento das atividades dos bolsistas, do curso de Biblioteconomia e Documentação, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), durante o período de 10 meses em 2019, no ARQREI do IFS. Por fim, foi concluído que foram encontradas dificuldades, mas foi possível compreender que todos os esforços estão sendo realizados para que haja uma gestão documental eficiente.

Biografia do Autor

Manuela do Nascimento Silva, Universidade Federal da Bahia
Arquivista Mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento -UFS
Charlienes Pereira, Universidade Federal de Sergipe
Estudante do curso de Biblioteconomia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) Ex-Bolsista do Projeto de Extensão do Instituto Federal de Sergipe.
Pedro Soares
Estudante do curso de Biblioteconomia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) Ex-Bolsista do Projeto de Extensão do Instituto Federal de Sergipe.
Thaynara Santos, Universidade Federal de Sergipe
Bibliotecária pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ex-Bolsista de Extensão do Instituto Federal de Sergipe.
Tuanny Paiva, Instituto Federal de Sergipe
Mestranda em Gestão da Informação e do Conhecimento - UFSC tuannybp@gmail.com
Publicado
2020-10-29
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA