Competência em informação no ensino superior
uma análise focal sobre um grupo de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2022v18n2.63007Resumo
Este artigo visa identificar as percepções dos acadêmicos partícipes de um grupo de pesquisa da área de História, vinculado a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) sobre suas habilidades informacionais no que diz respeito às buscas em bases de dados para a realização de pesquisas acadêmicas. Nessa perspectiva, justifica-se a possibilidade de análise do quão familiarizados os acadêmicos/pesquisadores estão quanto as estratégias de buscas no que se refere a informações científicas. Além disso, a percepção dos estudantes ao estabelecer uma relação entre suas necessidades informacionais científicas e o que sua instituição promove para saná-las. A investigação tem uma abordagem quali-quantitativa. Aplicou-se um questionário contendo 10 questões (duas abertas e oito fechadas). Acredita-se que há necessidade de um diálogo institucional sobre o que permeia a construção de políticas voltadas à competência em informação, sob a perspectiva de instrumentalizar os acadêmicos em suas buscas em fontes fidedignas para a construção de suas pesquisas científicas. Portanto, sob o entendimento de uma relação diametral entre necessidade e promoção de programas em competência em informação, há um vasto campo de atuação em que a instituição pode se apropriar e contribuir para o desenvolvimento de habilidades informacionais de seus acadêmicos e, em consequência da sociedade.