Competência em informação no ensino superior
uma análise focal sobre um grupo de pesquisa
Resumo
Este artigo visa identificar as percepções dos acadêmicos partícipes de um grupo de pesquisa da área de História, vinculado a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) sobre suas habilidades informacionais no que diz respeito às buscas em bases de dados para a realização de pesquisas acadêmicas. Nessa perspectiva, justifica-se a possibilidade de análise do quão familiarizados os acadêmicos/pesquisadores estão quanto as estratégias de buscas no que se refere a informações científicas. Além disso, a percepção dos estudantes ao estabelecer uma relação entre suas necessidades informacionais científicas e o que sua instituição promove para saná-las. A investigação tem uma abordagem quali-quantitativa. Aplicou-se um questionário contendo 10 questões (duas abertas e oito fechadas). Acredita-se que há necessidade de um diálogo institucional sobre o que permeia a construção de políticas voltadas à competência em informação, sob a perspectiva de instrumentalizar os acadêmicos em suas buscas em fontes fidedignas para a construção de suas pesquisas científicas. Portanto, sob o entendimento de uma relação diametral entre necessidade e promoção de programas em competência em informação, há um vasto campo de atuação em que a instituição pode se apropriar e contribuir para o desenvolvimento de habilidades informacionais de seus acadêmicos e, em consequência da sociedade.